Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

Alerta

Vômito e diarreia: Anvisa proíbe marca de queijo e retira de mercados

09/09/2024 às 7h00

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Proibição da Anvisa contra queijo que causava vômitos (Reprodução: Montagem TV Foco)

A Anvisa teve que intervir contra uma marca de queijos famosa no Brasil, por conta de uma bactéria que causa vômitos. Fique por dentro de todas os alertas emitidos pelo órgão

A Anvisa proibiu em maio deste ano uma marca de queijos, por conta da presença de uma substância que pode lhe causar vômitos e diarreias, retirando os produtos do mercado. Sempre fique atento em todas os alertas do órgão, para que não consuma os produtos que podem causar algum risco para a saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda. Quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o próprio site de consultas da Anvisa, do dia 2 de maio de 2024, através da RESOLUÇÃO-RE N° 1.707, proibiu a comercialização e consumo de um queijo. Trata-se do lote 19205 do queijo minas artesanal, da marca Do Serro. Este fabricado pela empresa Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro Ltda.

A medida se deu após a própria marca realizar o recolhimento voluntário do produto, que apresentavam a contaminação pela presença de Salmonela, no lote citado. Os queijos possuíam 400 ou 800 gramas, com datas de validades variadas. Confira as datas:

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

01/07/2024; 04/07/2024; 07/07/2024; 10/07/2024; 10/07/2024; 16/07/2024; 18/07/2024; 21/07/2024; 23/07/2024; 25/07/2024; 28/07/2024; 30/07/2024 e 01/08/2024. Hoje em da, além de estar vencido, ainda tem esse agravante da Salmonela, e caso tenha comprado, é bom que jogue fora imediatamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal ‘Manaus MSD’, a Salmonela é uma bactéria que atinge o intestino e seus sintomas aparecem até 48 horas após ingerir o alimento contaminado. Assim, as pessoas passam a ter enjoos, vômitos e diarreias, e se tratado rapidamente, duram até 4 dias.

Pronunciamento da empresa e como está hoje

Embora tenha mostrado preocupação com seus consumidores, ao realizar o recolhimento voluntário do produto, não foram encontradas nenhuma nota oficial ou manifestação da empresa sobre o caso. Porém a Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro Ltda segue com o espaço aberto para esclarecer o caso aos seus clientes e consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa é uma das principais produtoras de queijo do país, desde a sua fundação, no dia 29 de janeiro de 1924. “Os queijos CooperSerro carregam paixão e união. Levamos um pedaço da Terra do Queijo diretamente para a sua casa”, diz a marca em seu site oficial.

Portanto a marca Do Serro segue com o seu site ativo, distribuindo seus produtos, principalmente os queijos, todos com a autorização da Anvisa. Além disso, aparece com o CNPJ ativo, mostrando que a falha em um dos lotes foi algo fora da curva, que acontece até mesmo com grandes nomes do setor alimentício.

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

Quando a Anvisa foi fundada?

A Anvisa, principal responsável por realizar a averiguação de todos os produtos que chegam aos consumidores, surgiu no dia 26 de janeiro de 1999. Desde então atua em parceria com o Procon e a Vigilância Sanitária.

🚨 Dona Déa ganha programa na Globo + Datena alega legítima defesa por cadeirada + Estreia de A Fazenda bomba 

Anvisa
Destaque
queijo

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.