ALERTA!
Pelo de rato e risco fatal: ANVISA acaba de proibir tempero popular e mais 1 queridinho das 50+ com urgência
02/05/2024 às 9h16
ANVISA acaba de emitir ordem contra marca amada de tempero e mais um produto queridinho de mulheres acima dos 50
E a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) acaba de baixar 2 proibições, sendo que uma delas afetou um tempero popular, presente na maioria dos lares brasileiros e em inúmeras receitas doces e salgadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo que a outra atingiu em cheio um produto visto como um um dos mais “queridinhos” entre as pessoas acima dos 50 anos, uma vez que ele contribui para a manutenção vitamínica do corpo.
1- Canela em pó
No dia 23 de abril de 2024. a ANVISA através da RESOLUÇÃO-RE Nº 1.550, devidamente publicada no Diário Oficial da União no dia 24 de abril, suspendeu às pressas a comercialização do produto Canela Moída Bretas, produzida pela GSA Gama Sucos e Alimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi motivada considerando o Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 639.1P.0/2023, emitido pela FUNED, ao encontrar uma matéria estranha macroscópica e microscópica na detecção de 7 fragmentos de pelos de ratos/roedores.
Isso sem falar nos 140 fragmentos de fios plásticos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tal constatação pode apresentar sérios riscos de infecções entre outros problemas relacionado à saúde de consumidores.
Ao procurar o produto nesta quinta-feira (02) foi comprovado que te fato ele ainda se encontra fora de circulação, fora isso, não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
Lembrando que o espaço permanece em aberto para que a mesma possa expor a sua versão dos fatos.
2- Suplemento vitamínico
Já no dia 29 de abril de 2024, através da RESOLUÇÃO-RE Nº 1.641, devidamente publicada no Diário Oficial da União, a ANVISA proibiu a venda de um dos produtos descritos como suplementos alimentares da marca Nutricaps, cuja empresa responsável consta como não reconhecida.
Tal medida foi motivada considerando que a comercialização de tais suplementos poderiam apresentar riscos, uma vez que sua propaganda possuía alegações não permitidas e também com eficácia não comprovada.
De acordo com a resolução, o produto mencionado prometia:
- Regulação da glicose;
- Melhora de problemas de audição e visão;
- Melhora da memória e atividade cerebral;
- Ajuda no metabolismo;
- Perda de peso;
- Emagrecimento;
- Estimulante sexual;
- Equilíbrio hormonal;
- etc.
Ao clicar no site oficial da marca, mencionado pela própria ANVISA, o mesmo não foi encontrado, como podem ver na imagem abaixo:
Apesar da empresa responsável pela produção do produto não ter sido identificada, ao procurar por manifestações ou notas pelo nome da Nutricaps, as mesmas não foram encontradas.
Lembrando que o espaço permanece aberto para que a mesma possa expor a sua versão dos fatos.
Quais são os riscos de consumir suplementos alimentares irregulares?
De acordo com o diretor da ANVISA, apesar desses produtos serem bem procurados, os suplementos alimentares não podem alegar propriedades ou indicações terapêuticas:
“Propagandas e rótulos que indicam alimentos para prevenção ou tratamento de doenças ou sintomas, emagrecimento, redução de gordura, ganho de massa muscular, aceleração do metabolismo ou melhora do desempenho sexual são ilegais e podem conter substâncias não seguras para o consumo”,
Conforme exposto pelo portal Drauzio, o consumo desses tipos de suplementos irregulares, além de não ter a devida comprovação da eficácia, pode apresentar riscos de:
- Doenças no fígado;
- Doenças cardíacas;
- Câncer;
Todos esse problemas, quando agravados, a longo ou curto prazo, podem causar a morte, configurando assim um risco fatal.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.