Anvisa tomou medida drástica contra produto amado pelas donas de casa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Dessa vez, falaremos sobre uma autuação do órgão que caiu como uma bomba. Trata-se de uma proibição envolvendo um tempero popular.
As informações foram divulgadas pelo portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina. Segundo a publicação, o produto proibido foi a pimenta-do-reino preta moída pura da marca Fã. Diante da situação, o órgão tomou algumas medidas importantes para assegurar a seguração dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição, propaganda e uso, e determinou o recolhimento do lote nº 0892308 do produto Pimenta-do-reino preta moída pura marca Fã, da empresa Junco Industria e Comércio Ltda, CNPJ nº 66.312.653/0001-14. Aliás, eles explicaram o motivo da decisão chocante.
Segundo a Anvisa, a medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório nos ensaios de Pesquisa de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 2140.1P.0/2023, emitido por Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias).
Situação atual
A empresa em questão cumpriu a determinação da Anvisa e retirou o lote comprometido de circulação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais os principais riscos relacionados a infecção por Salmonella?
Segundo informações de uma matéria da CNN Brasil, a infecção por Salmonella acontece pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados com fezes de animais com a presença da bactéria. A Salmonella causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar infecções graves e levar à morte.
Vale lembrar que, em geral, os casos são resolvidos sem a necessidade de internação hospitalar. As infecções mais graves acontecem em idosos, crianças e pessoas com o sistema imunológico comprometido, como transplantados ou pessoas que vivem com HIV descontrolado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE