ALERTA!

Substância fatal: ANVISA proíbe tempero popular e ordena retirada dos mercados às pressas

Anvisa determina retirada de tempero popular dos mercados após grave constatação (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco)

Anvisa determina retirada de tempero popular dos mercados após grave constatação (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ANVISA determinou a proibição de tempero popular, após grave constatação, e essa é a situação

A ANVISA, é uma autarquia sob regime especial, localizada no foro do Distrito Federal, cujos decretos abrange todo o território nacional, por meio das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

Mas sua finalidade institucional é promover a proteção da saúde da população e tal proteção chega por intermédio de um controle sanitário da produção e consumo de produtos, bem como serviços submetidos à vigilância sanitária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale mencionar que,  mesmo as marcas mais renomadas do mercado, já tomaram (em algum momento) uma intervenção da autarquia.

Falando nisso, agora em fevereiro de 2024, a ANVISA determinou a proibição de uma marca de tempero popular, presente em muitos lares brasileiros, após uma grave descoberta.

Proibição cravada

Conforme publicado pela ANVISA, através da RESOLUÇÃO-RE Nº 504, publicada no dia 07 de fevereiro, no Diário Oficial da União, a suspensão atingiu um lote da Pimenta do Reino Moída, marca Fã, pertencente a empresa Junco Industria e Comércio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório após constatar a presença de uma substância fatal por conter uma bactéria, causadora da Salmonella e pela contagem de Escherichia coli.

Ambas as bactérias dependendo dos casos podem causar doenças graves e, dependendo do grau, até mesmo a morte.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O lote atingido foi de número  0892308, aonde foi determinada a suspensão imediata da venda em supermercados, bem como propaganda e distribuição do mesmo em estabelecimentos comerciais.

Qual a situação do produto Pimenta do Reino, da marca Fã, hoje (07)?

Conforme apurações do TV Foco, nos principais meios de pesquisa, não foi encontrada NENHUMA declaração da Junco Industria e Comércio a respeito do ocorrido.

Fora isso, ao procurar pela marca nos principais sites e comércios o produto Pimenta do Reino, da marca Fã, não consta como disponível em nenhuma delas.

Os lugares aonde foi procurado o produto foi:

O que leva a crer que o produto EM QUESTÃO ainda não foi devidamente liberado pelas autoridades.

Lembrando que o decreto da ANVISA atingiu somente o LOTE MENCIONADO, sendo assim, os demais produtos da marca não foram atingidos pela proibição.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile