Agência tomou decisão de caráter temporário e anunciou que vem fazendo investigações sobre danos
Nesta quarta-feira, dia 26, o Jornal Nacional, da Globo, repercutiu uma nova ordem da Anvisa. Após a morte de um rapaz, a instituição proibiu o uso do fenol para fins estéticos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Thiago Chagas, de 27 anos, morreu durante uma sessão de peeling em uma clínica de São Paulo. Mas, apesar de o caso ter acontecido com um homem, o procedimento estético é muito mais popular entre as mulheres, segundo a ISAPS.
“A Anvisa decidiu proibir a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos”, disse a nota publicada no Diário Oficial, anunciando uma temporada de investigação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Jornal Nacional, a proibição é válida até que as pesquisas sobre os potenciais danos associados ao uso do produto sejam concluídas. Por regra, o químico deveria usado apenas por médicos especializados, mas, até então, não havia controle sobre a venda.
“O fenol não era uma sinalização recorrente para a agência. Passou a ser com a questão do óbito, e aí nós atuamos agora de forma mais enérgica”, pontuou o gerente de Fiscalização e Inspeção Sanitária da Anvisa, Marcus Aurélio Miranda de Araújo, em entrevista à Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em contrapartida, a proibição desagradou aos médicos. O Conselho Regional de Medicina de São Paulo, que já havia solicitado à Justiça que somente profissionais da área pudessem usar o produto, entrou com novo pedido para derrubar a resolução.
Onde assistir ao Jornal Nacional?
O telejornal, apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos, é exibido a partir de 20h30, na Globo. Além da TV aberta, o público também pode acompanhar aos trechos e edições completas através do Globoplay, que é a plataforma de vídeos da emissora.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE