GRAVE
Urgente: Anvisa proíbe venda de bala mais famosa do Brasil e empresa convoca clientes às pressas
22/08/2024 às 20h30
Instituição derrubou lotes com diferentes tipos de produtos, após suspeita de contaminação por Salmonella, que é totalmente prejudicial à saúde
Nesta quinta-feira, dia 22, a Anvisa publicou uma nova ordem no Diário Oficial da União. Desta vez, a vigilância decretou a proibição da venda das balas da famosíssima marca Dori, por uma possível infecção na composição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Popular no Brasil, a empresa responsável concordou com a ação. Com isso, os produtos serão recolhidos voluntariamente para a análise. Pelo menos 7 doces diferentes teriam sido apontados pelos agentes envolvidos na fiscalização.
Segundo a Folha de S. Paulo, a lista conta com as linhas das balas nos sabores Hortelã Recheada, Bolete Tutti-Frutti, Hortelã Mint, Morango Recheada, Dori Regaliz Tijolo, Lua Cheia Chantilly e Yorgurt 100 Morango. Os lotes são referentes aos dias entre 21 de junho e 10 de julho de 2024, da fábrica de Rolândia, no Paraná.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O motivo seria a suspeita de contaminação por Salmonella, que é uma das bactérias causadoras da intoxicação alimentar. De acordo com o Ministério da Saúde, nos casos mais graves, a infecção pode levar à morte. Ela é encontrada, normalmente, nas fezes de bichos como galinhas, porcos e também em animais domésticos.
Se for infectada, a pessoa começa a lidar com vômito, diarreia, febre e dores. “Os sintomas são semelhantes a outros problemas gastrointestinais, mas são confirmados por meio de exames de sangue, além da análise clínica do médico, conforme cada caso”, acrescentou o órgão do Governo Federal, no edital de alerta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a repercussão, a Dori se pronunciou sobre o recolhimento e declarou estar atendendo aos pedidos da vigilância. “Os pontos de venda e estabelecimentos varejistas foram orientados a interromper imediatamente a venda desses produtos”, disse a empresa, convocando também os clientes a devolverem as balas dos lotes em questão.
“O processo de descontaminação, limpeza e higienização da planta fabril afetada já foi concluído. […] Todos os outros produtos da Dori, incluindo produtos como os acima de outros lotes e datas de validade, são considerados seguros para consumo”, finalizou o comunicado divulgado pela doceria, que é uma das mais tradicionais e populares do mercado.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
● Risco de câncer : Anvisa baixa proibição contra 3 produtos de marca de n° 1 das mulheres
Qual o trabalho da Anvisa?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]