Risco fatal: A Anvisa decretou a proibição de 3 azeites às pressas com retirada das prateleiras de mercados

13/05/2024 às 11h13

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Anvisa proibiu 3 marcas de azeite às pressas dos supermercados (Reprodução: Montagem TV Foco)

3 marcas de azeita tiveram que sair das prateleiras dos supermercados, após proibição da Anvisa com urgência

Nos anos de 2021, 2022 e 2023, a Anvisa proibiu 3 marcas de azeite, que tiveram suas retiradas exigidas às pressas dos supermercados. Em ambas as decisões, todos os consumidores ficaram surpresos, por se tratar de nomes muito conhecidos no mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda. Quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.

O azeite é um produto muito importante para o dia a dia de todas as pessoas. Isso porque se utiliza para fritar, temperar e outras funções dentro da cozinha. Portanto, quando uma marca gigante tem problemas, atinge milhões de pessoas no país inteiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Azeite de Oliva da marca Quinta da Beira

De acordo com o próprio portal da Vigilância Sanitária, através da Resolução-RE n° 4.750, do dia 21 de dezembro de 2021, proibiram todos os lotes do Azeite de Oliva da marca Quinta da Beira. Este fabricado pela empresa Felicita Importadora e Distribuidora de Alimentos.

Alerta da Anvisa sobre o Azeite de Oliva da marca Quinta da Beira (Reprodução: Internet)
Alerta da Anvisa sobre o Azeite de Oliva da marca Quinta da Beira (Reprodução: Internet)

Segundo eles, a decisão se deu por conta de resultados insatisfatórios para os parâmetros de qualidade da Anvisa. Tudo isso envolvendo as matérias primas utilizadas e também sobre o controle de identificação e registro na linha de envase dos produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, segundo o órgão, isso traz riscos aos consumidores, compossível exposição de produtos com adulteração e de composição desconhecida. Hoje em dia todos os problemas estão resolvidos e a marca retornou a vender seus produtos.

“A empresa segue em funcionamento normal, comercializando nossos principais produtos que são óleos temperados e óleos mistos. Nosso Departamento Jurídico está tomando todas providências cabíveis afim de reparar todo e qualquer dano”, disse a empresa na época.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Azeite Alentejano, empresa desconhecida

Já no dia 14 de janeiro de 2022, a Anvisa emitiu um comunicado sobre a marca de azeite Alentejano, proibindo o produto produzido por uma empresa desconhecida. A medida se deu após o recebimento de um ofício da vigilância sanitária do Rio de Janeiro.

Empresa desconhecida falsificou o azeite Alentejano (Reprodução: Internet)
Empresa desconhecida falsificou o azeite Alentejano (Reprodução: Internet)

Portanto, a decisão se deu por conta de uma empresa desconhecida fabricar o Azeite Alentejano, de maneira irregular, apresentando riscos fatais os consumidores. Segundo o órgão, havia informações falsas nos rótulos quanto a origem, distribuição e produtor do produto.

Sendo assim, constava no rótulo o nome da empresa Brazilha Comércio Importação Exportação Eireli, mas que obtinha situação cadastral inapta e sua localização desconhecida. Assim, o problema foi uma empresa falsificar o azeite e não a marca em si.

O que aconteceu com o Azeite Vicenzo?

Por fim, no dia 11 de outubro de 2023 a Anvisa também apareceu para proibir o lote n° 19227 do Azeite de Oliva Extravirgem da marca Vincenzo. Este fabricado pela empresa TRL Internacional Importadora e Exportadora EPP.

A medida se deu por conta de resultado insatisfatório em relação ao índice de refração e iodo, conforme a Análise Fiscal do Laboratório de Saúde Pública Noel Nutels. Como esclarecido, apenas 1 lote teve o problema identificado e todos os demais seguiram e seguem a venda normalmente.

Referente a este caso, a empresa detentora da marca não comentou nada sobre.

Vicenzo teve apenas 1 lote afetado pela proibição (Reprodução: Internet)
Vicenzo teve apenas 1 lote afetado pela proibição (Reprodução: Internet)

Anvisa
azeite

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.