A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) decretou a proibição de 3 famosas marcas de carne, solicitando a retirada das mesmas dos mercados.
Para quem não sabe, a base da salsicha é a chamada carne industrial, que é composta principalmente de sobras e aparas dos cortes tradicionais de boi, frango e porco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Interdição, barata e lixo na comida: A proibição da Anvisa contra padaria e restaurante queridinho em SP
Uma famosa marca de salsichas, através da resolução nº 4.621, de 01 de dezembro de 2023 imposta pela Anvisa, proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote 18/10/2023 A (com validade até 17/12/2023) do produto Salsicha Hot Dog Resfriada, marca Carrer Alimentos.
A medida foi tomada em virtude do comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, devido à contaminação do lote do produto por Listeria monocytogenes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, os demais lotes da empresa seguem sendo comercializados normalmente, a única medida foi referente ao lote citado.
A listeriose é particularmente preocupante em mulheres grávidas, pois a infecção por Listeria monocytogenes pode resultar em complicações graves, incluindo perda de gravidez, parto prematuro e doença grave ou morte em recém-nascidos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Corrida quase de graça: Uber crava benefício melhor que FIM da tarifa dinâmica pra salvar passageiros em 2025
● R$8 mil: Reajuste no INSS chega para 2025 e novos valores dos salários faz aposentados vibrarem hoje (29)
● Descanse em paz: 7 cervejas populares no Brasil extintas no Carrefour, Atacadão e + mercados
Essa bactéria pode crescer em condições de refrigeração, o que a torna uma preocupação em alimentos refrigerados e prontos para consumo de acordo com informações do portal UOL.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, por se tratar de um pedido de recolhimento voluntário, a empresa destaca os seus valores e o compromisso com os seus clientes.
QUAL FOI A OUTRA MARCA POPULAR BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
De acordo com a Resolução-RE N° 2.708, publicada em 24 de julho de 2023, a distribuição, comercialização e uso do lote N130623 do produto Salsicha Viena com Alho, sabor defumado, marca Nalin, fabricado em 13 de junho de 2023 e válido até 13 de setembro de 2023.
De acordo com as informações da Agência Nacional da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a medida foi tomada após o recebimento de um comunicado de recolhimento voluntário da empresa Indústria de Frios e Embutidos Nalin, fabricante do produto.
O motivo para a proibição é a contaminação microbiológica presente no lote citado. Apenas o lote N130623 do produto Salsicha Viena com Alho, sabor defumado, marca Nalin, foi proibido de ser comercializado.
Diante disso, é fundamental que a população fique atenta a essa informação e evite o consumo do produto do lote proibido. A marca segue comercializando normalmente os seus produtos.
QUAL FOI A ÚLTIMA MARCA DE CARNE BARRADA PELA ANVISA?
Por fim, a Anvisa proibiu a comercialização de Produtos Cárneos Congelados, marca Rei das Carnes Gourmet (todos os lotes) o dia 21 de agosto de 2023. A medida ocorreu após a denúncia da Diretoria de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental do Estado de Minas Gerais.
A denúncia ocorreu pela incoerência de informações na rotulagem dos produtos de carne congelada da marca Rei das Carnes Gourmet.
Além disso, havia indícios de que o estabelecimento responsável não se encontrava regularizado para a fabricação e comercialização desses produtos, e as condições sanitárias eram precárias.
Sendo assim, a Vigilância Sanitária de Santa Catarina destacou que os produtos cárneos congelados, que utilizavam essas informações não tinham origem conhecida e poderiam ser consideradas como de origem clandestina, não sendo possível conhecer o responsável pela fabricação e as condições higiênico sanitárias em que esses produtos foram fabricados.
QUAL É O PAPEL DA ANVISA?
Segundo a legislação brasileira, a Anvisa tem o dever de regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública.