CHOCANTE

Contaminação fatal: A Anvisa decretou proibição contra 3 marcas populares de azeite, farinha e sal em 2024

26/03/2024 às 20h28

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
3 marcas populares de azeite, farinha e sal barradas pela Anvisa (Foto: Reprodução / Canva)

Contaminação fatal foi o motivo de 3 marcas serem barradas pelo órgão fiscalizador

A Agência Nacional da Vigilância Sanitária, a Anvisa decretou proibição contra 3 marcas populares de azeite, farinha e sal em 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, foi publicado um comunicado com a suspensão de lote do produto Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo, de responsabilidade da empresa TRL Internacional Importadora e Exportadora LTDA.

SAIBA MAIS! Facão solto: A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas populares entre idosas dos mercados diante de risco

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa informou a publicação da Resolução-RE Nº 1.062, de 15 de março de 2024, a qual suspende a comercialização, distribuição, propaganda e uso, e determina o recolhimento do lote nº 19227 095 produto Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo, de responsabilidade da empresa TRL Internacional Importadora e Exportadora.

Sobre o motivo que levou a proibição, foi por causa do resultado insatisfatório no ensaio de determinação do índice de refração e do índice de iodo WIJS, conforme Laudo de Análise Fiscal definitivo nº 648.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels – LACEN /RJ.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ocorre que algumas contaminações químicas podem ser prejudiciais a saúde e até matar dependendo da quantidade ingerida, por isso a marca de Azeite foi barrada.

Ocorre que por se tratar de um caso isolado, apenas o lote citado acima foi proibido de ser comercializado, onde a empresa segue normalmente com as vendas de seus produtos.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dez marcas de azeite de oliva são recolhidas - Foto Internet

Azeite de Oliva foi barrado pela Anvisa (Foto: Reprodução / Canva)

Enquanto isso, no dia 04 de janeiro de 2024, de acordo com informações da própria Anvisa, a marca de farinha Panko, ideal para empanar carnes e legumes em geral, tomou proibição da autarquia após grave constatação.

QUAL FOI O MOTIVO DA PROIBIÇÃO DA MARCA DE FARINHA PELA ANVISA?

A proibição foi publicada através da Resolução-RE Nº 59, de 4 de janeiro de 2024, pelo Diário Oficial Da União, na qual o lote da farinha Panko, da marca Alfa Alimentos, de numeração 00125112023, e validade do dia 25/11/2024.

A medida contra a empresa Alfa Alimentos, que inclusive está no mercado desde 1987, foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa.

Isso porque a produção do lote especificado ocorreu no período em que a fabricação no estabelecimento estava suspensa para reformas estruturais e, assim, os produtos fabricados ficaram sujeitos a contaminação química e física, o que pode acarretar sérios riscos à população.

Vale destacar que esse fato aconteceu apenas com o lote citado, ou seja, os demais lotes do produto, assim como as outras linhas da empresa seguem sendo comercializadas normalmente.

Farinha Panko da Alfa Alimentos segue normalmente no mercado (Foto Reprodução/Google Shopping)

Farinha Panko da Alfa Alimentos segue normalmente no mercado (Foto Reprodução/Google Shopping)

QUAL FOI A OUTRA FAMOSA MARCA BARRADA PELA ANVISA?

A Anvisa informou a publicação da Resolução-RE Nº 259 de 19 de janeiro de 2024, na qual o decreto suspendeu a comercialização, distribuição, uso e o recolhimento do lote nº 000171 do produto Flor de Sal marca Mundialho, de responsabilidade da empresa Mundial Food Produtos Alimentícios.

A medida foi provocada por causa do resultado insatisfatório no ensaio para determinação de iodo, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 207.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central Instituto Adolfo Lutz de acordo com informações da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

Vale destacar que a deficiência de iodo pode causar risco em gestantes, como aborto e/ou morte fetal. Por isso é de extrema importância verificar sempre os alertas da Anvisa.

Desse modo, a Anvisa fiscaliza os produtos, seja dos mercados, em portos, aeroportos e fronteiras para dar mais qualidade para os brasileiros. Por se tratar de um caso isolado, o molho já voltou a ser comercializado normalmente e o problema foi apenas no lote citado acima.

Flor de Sal marca Mundialho (Foto: Reprodução / Google Shopping)

Flor de Sal marca Mundialho (Foto: Reprodução / Google Shopping)

QUAL É O PAPEL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

A Anvisa desempenha um papel essencial no Brasil quando se trata de garantir a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde.

Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e diversos outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.

Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Anvisa (Foto: Reprodução / Internet)

 

 

Agência Nacional da Vigilância Sanitária
Anvisa
anvisa azeite
Anvisa farinha
Anvisa proibição
Anvisa Sal

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.