CHOCANTE
Contaminação fatal: A Anvisa decretou proibição contra 3 marcas populares de azeite, farinha e sal em 2024
26/03/2024 às 20h28
Contaminação fatal foi o motivo de 3 marcas serem barradas pelo órgão fiscalizador
A Agência Nacional da Vigilância Sanitária, a Anvisa decretou proibição contra 3 marcas populares de azeite, farinha e sal em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, foi publicado um comunicado com a suspensão de lote do produto Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo, de responsabilidade da empresa TRL Internacional Importadora e Exportadora LTDA.
SAIBA MAIS! Facão solto: A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas populares entre idosas dos mercados diante de risco
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa informou a publicação da Resolução-RE Nº 1.062, de 15 de março de 2024, a qual suspende a comercialização, distribuição, propaganda e uso, e determina o recolhimento do lote nº 19227 095 produto Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo, de responsabilidade da empresa TRL Internacional Importadora e Exportadora.
Sobre o motivo que levou a proibição, foi por causa do resultado insatisfatório no ensaio de determinação do índice de refração e do índice de iodo WIJS, conforme Laudo de Análise Fiscal definitivo nº 648.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels – LACEN /RJ.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ocorre que algumas contaminações químicas podem ser prejudiciais a saúde e até matar dependendo da quantidade ingerida, por isso a marca de Azeite foi barrada.
Ocorre que por se tratar de um caso isolado, apenas o lote citado acima foi proibido de ser comercializado, onde a empresa segue normalmente com as vendas de seus produtos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Extra para salvar o fim de 2024: Como sacar o FGTS bloqueado na Caixa em apenas 4 passos simples
● “O Governo anunciou”: Globo é paralisada com novo decreto ao Bolsa Família e bloqueio que abala 5M CPFs
● Adeus, direito de dirigir: Detran-SP confirma o que está suspendendo CNHs em massa e traz 2 alertas vitais
Enquanto isso, no dia 04 de janeiro de 2024, de acordo com informações da própria Anvisa, a marca de farinha Panko, ideal para empanar carnes e legumes em geral, tomou proibição da autarquia após grave constatação.
QUAL FOI O MOTIVO DA PROIBIÇÃO DA MARCA DE FARINHA PELA ANVISA?
A proibição foi publicada através da Resolução-RE Nº 59, de 4 de janeiro de 2024, pelo Diário Oficial Da União, na qual o lote da farinha Panko, da marca Alfa Alimentos, de numeração 00125112023, e validade do dia 25/11/2024.
A medida contra a empresa Alfa Alimentos, que inclusive está no mercado desde 1987, foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa.
Isso porque a produção do lote especificado ocorreu no período em que a fabricação no estabelecimento estava suspensa para reformas estruturais e, assim, os produtos fabricados ficaram sujeitos a contaminação química e física, o que pode acarretar sérios riscos à população.
Vale destacar que esse fato aconteceu apenas com o lote citado, ou seja, os demais lotes do produto, assim como as outras linhas da empresa seguem sendo comercializadas normalmente.
QUAL FOI A OUTRA FAMOSA MARCA BARRADA PELA ANVISA?
A Anvisa informou a publicação da Resolução-RE Nº 259 de 19 de janeiro de 2024, na qual o decreto suspendeu a comercialização, distribuição, uso e o recolhimento do lote nº 000171 do produto Flor de Sal marca Mundialho, de responsabilidade da empresa Mundial Food Produtos Alimentícios.
A medida foi provocada por causa do resultado insatisfatório no ensaio para determinação de iodo, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 207.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central Instituto Adolfo Lutz de acordo com informações da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
Vale destacar que a deficiência de iodo pode causar risco em gestantes, como aborto e/ou morte fetal. Por isso é de extrema importância verificar sempre os alertas da Anvisa.
Desse modo, a Anvisa fiscaliza os produtos, seja dos mercados, em portos, aeroportos e fronteiras para dar mais qualidade para os brasileiros. Por se tratar de um caso isolado, o molho já voltou a ser comercializado normalmente e o problema foi apenas no lote citado acima.
QUAL É O PAPEL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
A Anvisa desempenha um papel essencial no Brasil quando se trata de garantir a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde.
Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e diversos outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]