Uma das principais marcas de chocolates, rival da Nestlé, tomou uma intervenção da Anvisa, por conta da presença de vidros em seus produtos. Certamente essa situação gerava um grande risco aos consumidores
A Anvisa teve que intervir, em 2022, contra uma marca amada de chocolate, grande rival da Nestlé, por conta da presença de vidro. O lote inteiro teve que sair das prateleiras dos supermercados, já que representava um grande risco à saúde de todos os consumidores.
A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘G1’, em outubro de 2022, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição e uso de dois lotes de chocolates da marca Garoto, uma gigante do ramo, em que poderiam conter pequenos fragmentos de vidros.
Os lotes afetados foram 225212941G e 225312941G, das barras de chocolate 80g sabor chocolate ao leite com Castanhas de Caju e chocolate ao leite com Castanhas de Caju e Uvas Passas. Isso porque poderiam causar uma perfuração interna em quem o consumisse.
Na época, o próprio órgão alertou que somente esses dois lotes estavam afetados. Portanto todos os demais estavam disponíveis para venda e consumo e nos dias de hoje até mesmo esses sabores estão todos regularizados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A suspeita da presença de pequenos fragmentos de vidro provém da quebra de um sensor na linha de fabricação, que pode ter tido algum contato com os referidos lotes”, disse a Garoto na época, em nota oficial.
Veja a nota oficial da Garoto
De acordo com o portal ‘CNN’, a Garoto se pronunciou e comentou que estava seguindo todas as ordens exigidas pela Anvisa. A principal delas é o recolhimento voluntário dos lotes afetados com a possível presença de fragmentos de vidros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A GAROTO informa que está promovendo o recolhimento voluntário de um lote do tablete Chocolate Garoto 80g Caju (L 225212941G, validade 09/09/2023) e um lote do tablete Chocolate Garoto 80g Caju e Passas (L 225312941G, validade 10/09/2023). Após ter identificado a possibilidade remota de que algumas unidades desses lotes tenham pequenos fragmentos de vidro.
A empresa suspendeu imediatamente a distribuição e comercialização desses dois lotes de produtos e esclarece que a ação de recolhimento é restrita aos Estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde os lotes foram distribuídos. Grande parte das unidades envolvidas já foi recolhida pela empresa, que está colaborando com as autoridades para que as demais unidades sejam recolhidas”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que a Anvisa alertou sobre esse problema apenas nestes lotes específicos, portanto todos os outros, inclusive dos mesmos sabores, estão liberados para venda. Todos os produtos da marca facilmente encontrados em qualquer supermercado n Brasil.
Qual a maior marca de chocolate do Brasil?
A Nestlé é a maior marca de chocolates do Brasil, sendo seguida de perto pela Garoto. O produto é um dos mais amados pelos brasileiros, mas infelizmente o preço acaba sendo um problema para algumas pessoas os consumirem.