As principais marcas que fabricam doces e pães estão tendo que se adaptar a nova lei da Anvisa
Cacau Show, Bauducco e outras grandes empresas precisam se atentar sempre as mudanças propostas pela Anvisa. Isso porque de uma hora para outra, algo permitido pode não estar mais dentro dos padrões e ter a sua proibição determinada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda. Quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.
De acordo com o portal ‘G1’, no último dia 22 de abril se esgotou os prazos para as empresas mudarem os rótulos de seus alimentos. A mudança se aplica nas questões sobre o teor de gordura saturada, açúcar adicionado ou sódio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a nova regra estabelecida pela Anvisa, as embalagens dos doces precisam ter uma lupa na parte da frente da embalagem. Nela, alerta sobre a presença dessas substâncias.
A lei está em vigor desde outubro de 2023, mas a vigilância sanitária deu o prazo até o dia 22 de abril para que as empresas, como a Cacau Show e Bauducco, se adequassem. Portanto agora todos os produtos que não tiverem essa marcação, terão suas vendas proibidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O único salvo é quando se produziu o alimento antes da norma entrar em vigor, mas só poderão estar nas prateleiras até outubro desde ano.
Mudança nos rótulos também atingiu os pães
É comum as pessoas que querem manter uma alimentação mais saudável optarem pelas opções integrais. De acordo com o ‘G1’, há novas regras da Anvisa sobre a rotulagens desses produtos, que vão te surpreender.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, para que se possa ter a palavra integral na embalagem do alimento, precisa que ao menos 30% dos ingredientes sejam integrais. Além disso, a empresa precisa destacar a porcentagem integral presente no alimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Um pão, um grão, qualquer alimento integral vai ter uma quantidade maior de fibras, que ajudam na glicemia, a não ter picos de açúcar no sangue”, explicou Mariana Ribeiro, do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável.
Por que a Anvisa proibiu o álcool 70 líquido?
A partir desta terça-feira (30), a Anvisa proibiu novamente a venda do álcool 70 líquido dos mercados e farmácias. A explicação é que ele causa diversas queimaduras devido ao mau uso. Porém o álcool em gel segue às vendas.