O órgão vinculado ao Ministério da Saúde decretou a proibição às pressas de marcas famosas e muito presente no meio dos brasileiros; confira mais detalhes
Indiscutivelmente, a Anvisa entra em cena como um dos principais órgãos no que se refere a qualidade final dos produtos. O órgão, vale lembrar, possui a finalidade de promover a proteção da saúde da população, pelo controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa vez, a autarquia decidiu proibir uma marca de sorvete bastante famosa e mais um produtos dos mercados. Vale dizer que o sorvete é uma sobremesa ideal para dias quentes, combinando com refeições pós almoço, fim de tarde ou até mesmo em uma praia.
Sorvete
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Agência emitiu a resolução n° 2.469 em 6 de julho de 2023, determinando a suspensão da distribuição, comercialização e utilização do lote 18/04/2023 (com validade até 18/10/2023) do picolé sabor chiclete, da marca D’Cremosinho, fabricado pela empresa MD Indústria e Comércio de Sorvetes LTDA, rival da Nestlé.
De acordo com o portal Folha Vitória, a decisão do órgão vinculado ao Ministério da Saúde foi tomada após a MD Indústria e Comércio de Sorvetes LTDA (D’Cremosinho) comunicar o recolhimento de forma voluntária ao serem detectados contaminação por enterobacteriaceae nesse lote específico. A bactéria ocasiona uma série de riscos a saúde humana, como problemas pulmonares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, a enterobactérias pode ser a causadora de pneumonia associada à ventilação mecânica, o que significa causa de pneumonia nosocomial em pessoas fora de ventilação mecânica, ou seja, fazer com que os pulmões parem de funcionar, ocasionando até mesmo a morte. As informações são do site Medicina Net.
Pronunciamento
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até o presente momento, não foram encontrados nenhuma nota oficial da empresa. No entanto, o TV FOCO segue em espaço aberto em caso de comunicação ou pronunciamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Situação atual
Na época, a empresa confirmou a retirada do lote mencionado, o que significa que a companhia está autorizada para vender seus produtos, de forma que atendam as diretrizes da autarquia e assegurem os consumidores.
Queijo
No mês de março do ano passado, a Anvisa anunciou a publicação da resolução n° 736, de 7 de março de 2023, cujo qual barra de todas as formas a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso do produto queijo tipo muçarela, marca Minerbom, da empresa Laticínio Mineiro Limitada.
A decisão se deu devido a marca de queijo apresentar inadequações no número de registro, além do local e produção e de onde vinha serem desconhecidos, situação essa que impossibilitou a boa qualidade do derivado do leite, ao qual poderia apresentar alguma substância fatal.
Pronunciamento
Até o presente momento não foram encontrados nenhuma nota oficial a respeito de algum pronunciamento da empresa. Entretanto, o espaço segue em aberto em caso de comunicação, além da disponibilidade de alteração na matéria.
Situação atual:
Através de uma consulta no portal da Anvisa, pode-se observar que a medida acautelar ainda está em vigor. No entanto, não foram obtidos detalhes adicionais sobre a atual situação.
Quando a ANVISA foi fundada?
Fundado em janeiro de 1999 pela Lei 9782/1999, o órgão é uma ferramenta reguladora, vinculado ao Ministério da Saúde, para estabelecer um padrão de qualidade em produtos e serviços no Brasil.