Alerta

Doce + popular do Brasil, farinha e azeite PROIBIDOS: Anvisa acaba de arrancar 3 produtos famosos por erro fatal

02/04/2024 às 8h24

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Proibição da Anvisa de azeite, farinha e doce amado (Reprodução: Montagem TV Foco)

A Anvisa teve que arrancar, neste ano de 2024, 3 produtos famosos das prateleiras dos supermercados. Dentre eles está um dos doces mais popular do Brasil, além de farinha e azeite e você precisa ligar o sinal de alerta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.

Toblerone

No dia 25 de março deste ano, a Anvisa, através da Resolução Nº 1.164, proibiu a comercialização, distribuição e uso de alguns lotes da marca Toblerone. A empresa fabricante é a Mondelez, confira os lotes afetados:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Toblerone teve que retirar lotes por não contar informações em português (Reprodução: Internet)
Toblerone teve que retirar lotes por não contar informações em português (Reprodução: Internet)

Toblerone Chocolate com Leche y Nougat com Miel y Almentras (lotes OOY4033922, OOY4335151, OOY4335043, OOY4333923 )

De acordo com o próprio site do órgão, essa medida se deu por conta da ausência de informações obrigatórias na rotulagem em português. Portanto, as informações sobre alergênicos, lactose e glúten não estavam presentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse erro pode ser fatal para quem tem alergia grave e não identifica no rótulo os componentes que integram o produto.

Os lotes afetados tem como validade 26/12/24, 15/03/2025 e 23/03/2025. Porém, todos os demais chocolates Toblerone e da Mondelez estão aptos para consumo, sem nenhum tipo de problema.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aveia em Flocos

No mesmo dia 25 de março, também através da Resolução Nº 1.164, a Anvisa proibiu o uso e comercialização de alguns lotes de aveia em flocos fabricados pela empresa Vitão Alimentos.

Aveia em Flocos da marca VItão Alimentos teve lotes feitos com produtos vencidos (Reprodução: Internet)
Aveia em Flocos da marca VItão Alimentos teve lotes feitos com produtos vencidos (Reprodução: Internet)

Assim, o produto afetado foi a Aveia em Flocos Finos Integral Marca Sabores do Campo e Vitão Alimentos, dos lotes 63480, 61980, 62392, 61979.

A vigilância sanitária tomou essa medida por conta do uso de uma matéria-prima vencida na fabricação do produto. Assim, a própria empresa realizou o recolhimento voluntário dos produtos afetados.

Azeite

10 dias antes da farinha e do chocolate, a Anvisa publicou a Resolução n° 1.062, do dia 15 de março de 2024. Nela, proibiu a distribuição, uso e propaganda do Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo.

Porém, neste ano, apenas um lote afetado, sendo o de nº 19227 095. Neste caso, o motivo foi o resultado insatisfatório no ensaio de determinação do índice de refração e do índice de iodo WIJS.

Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo teve apenas 1 lote afetado (Reprodução: Internet)
Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo teve apenas 1 lote afetado (Reprodução: Internet)

Quando a Anvisa foi criada?

A Anvisa, uma das principais responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999. Desde então, ela emite o alerta dos produtos impróprios para todos os consumidores.

Destaque

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.