Alerta
Risco de doença e matéria estranha encontrada: ANVISA proíbe marcas populares de sal e palmito HOJE (18)
18/04/2024 às 10h45
A Anvisa proibiu uma marca popular de sal e outra de palmito, com risco de doença e matérias estranhas na composição
Nessa semana de abril de 2024 a Anvisa proibiu duas marcas muito populares, uma de sal e outra de palmito. A primeira por conta de risco de doença, já a segunda apresentou matérias estranhas em sua composição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda. Assim, quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.
De acordo com o próprio portal da Anvisa, na última segunda-feira (15), houve a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação e uso do lote 1037 L A6 232 do produto Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O produto é da marca Kinino e pertence a empresa H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A medida se deu por conta de um resultado insatisfatório na quantidade de Iodo adicionado na forma de Iodato.
Segundo o site do Ministério da Saúde, a alteração do Iodo no sal pode causar alguns problemas para a saúde, como o Distúrbio por Deficiência de Iodo. Em crianças, isso causa cretinismo, como retardo mental grave e irreversível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, é de extrema importância as empresas se cuidarem diante da quantidade de Iodo nos alimentos.
Até o momento não emitiram nenhuma nota oficial ou posicionamento por parte da empresa mencionada. Lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● Anvisa confirma interdição devastadora contra açougue e padaria em SP após 100kg de carne podre e nojeira
Proibição de marca de Palmito
Além do sal, no dia 15 a Anvisa também proibiu a comercialização, distribuição, propaganda e uso do lote 21S29M3I do produto Palmito de Açaí em Conserva. O produto pertence a marca X-Gula, com fabricação 29/09/2021 e validade 29/09/2024.
Segundo o site da Anvisa, a medida se deu por conta de resultados insatisfatórios, com a presença de sujidades, ou seja, matérias estranhas.
Por se tratar de algo recente, a empresa também não emitiu nenhum comunicado ainda. O que se sabe é que esse lote em específico precisa sair de circulação.
Quando a Anvisa foi criada?
A Anvisa, um dos principais órgãos responsáveis pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até quando estão disponíveis para a venda, e foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: