Um produto de limpeza muito utilizado pelos brasileiros teve alguns lotes recolhidos pela Anvisa
Um produto de limpeza muito usado pelas donas de casa teve alguns lotes arrancados dos supermercados nesta semana. A notícia foi tão surpreendente que a Record tocou no assunto e trouxe detalhes dos motivos pelo qual teve o seu recolhimento decretado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.
Durante o Hora News, programa da Record, a âncora revelou que alguns lotes do detergente Ypê receberam um alerta da Anvisa. Assim, encarou o recolhimento dos principais supermercados do país, como o Assaí, Carrefour e outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mandou recolher lotes de detergente da marca Ypê, por riscos de contaminação”, destacou a jornalista.
Vale ressaltar que o produto tem uma grande importância no dia a dia, tanto dos restaurantes, quanto das donas de casa, que o utilizam de maneira constante para lavar a louça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, revelou que em alguns produtos identificaram o risco de contaminação biológica: “A decisão publicada no Diário da União determina o recolhimento de versões específicas do produto. Segundo o órgão, identificaram o risco de contaminação biológica, durante a análise de monitoramento da produção”.
Veja os lotes dos produtos afetados:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● 170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
O que diz a Ypê
A Ypê, através de uma nota oficial, revelou que esse problema já estava identificado após uma rigorosa análise interna. Assim, alguns lotes apresentaram a possibilidade de uma alteração no odor, o que não traz risco à saúde, mas é perceptível ao olfato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, deixaram claro que não proibiram a comercialização do produto, mas sim apenas o recolhimento de algumas unidades específicas: “Importante destacar que não há proibição de comercialização do produto e sim o bloqueio e recolhimento exclusivamente dos lotes específicos indicados na ação voluntária proposta pela própria empresa”, disse a empresa.
Por fim, a Ypê revelou que já estava trabalhando no recolhimento do produto há mais de 1 mês, daqueles identificados com o problema, e que seguirá atuando para atender da melhor maneira os seus clientes.
Há quanto tempo a Ypê está no mercado?
A Ypê surgiu no dia 6 de novembro de 1950, pelas mãos de Waldyr Beira, portanto já tem mais de 73 anos de história. Sua sede fica na cidade de Amparo, no interior de São Paulo, mas seus produtos estão em todos os mercados do Brasil.