Fique por dentro de 4 marcas populares de queijo retiradas dos mercados às pressas pela Anvisa, com substância fatal
E mais uma vez a Anvisa, responsável por fazer serviços de vigilância sanitária em todo o país, cumpriu o seu dever em proteger a população e os consumidores de riscos à saúde, com a retirada de 4 marcas populares de queijo dos mercados às pressas, que estavam fora dos padrões.
As informações são do site “vigilanciasanitariasc.com”, o qual informou no dia 12 de janeiro de 2023, que a Anvisa proibiu o comércio e venda de todos os lotes de Queijo Coalho Desidratado e Queijo Provolone Desidratado, da famosa marca Kanastra Real, amada pelas donas de casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo as informações, os produtos estavam sem registro de identificação adequada do produtor dos queijos, o que foi considerado falsificação pelo órgão regulador. A empresa não se pronunciou sobre o caso, e os produtos já podem ser encontrados nos mercados físicos e digitais.
Ainda segundo as informações, o Queijo Minas Artesanal Canastra, da marca Alberto e Paloma também foi arrancado das prateleiras por ter a sua origem clandestina, o que faz com que não seja possível saber de onde veio a sua fabricação, e como estavam as condições higiênicas de produção.
Vale ressaltar que o queijo já pode ser encontrado no site da marca, o “canastraonline.com”, sem nenhum posicionamento da empresa sobre a retirada dos mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o querido Queijo tipo mussarela, da conhecida marca Minerbom também foi retirado dos mercados, por apresentar inadequações no número de registro, além da origem e local de produção serem desconhecidos, o que fez com que fosse impossível garantir a boa qualidade do alimento.
De acordo com a fonte, a empresa não se pronunciou sobre o estado atual de venda do queijo, e o seu estado permanece como fora dos mercados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo as informações, a Anvisa também retirou dos mercados um lote de queijo mineiro, da empresa Fazenda Velha, que apresentou a bactéria Escherichia coli, que pode causar diarreia e outras doenças, e em casos mais graves, até a morte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, a fabricante do alimento não se manifestou, e o lote específico foi proibido de ser comercializados, mas os queijos, em geral, podem ser encontrados a venda normalmente.
Quais produtos precisam da aprovação do órgão regulador no Brasil?
Segundo informações do site “licempre.com”, o registro na Anvisa é obrigatório para as empresas que fabricam e importam produtos alimentícios, farmacêuticos, correlatos, saneantes e cosméticos, devendo ser sempre analisados e passados por uma perícia especializada do órgão para receberem aprovação e serem liberados para o consumo das pessoas em geral.