CONFIRA

Risco fatal: Anvisa crava retirada de 8 chás populares dos mercados às pressas com 3 alertas graves

05/05/2024 às 11h55

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Anvisa retira 8 chás dos mercados após risco(Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

A Anvisa decretou a retirada urgente de 8 chás e emite 3 alertas graves contra a empresa responsável pelo produto

E foi no dia 19 de janeiro de 2024 que, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), através de um decreto oficial, ordenou a retirada de 8 chás populares de uma marca muito famosa após a observância de graves risco à saúde e o bem-estar de consumidores. Confira a seguir mais detalhes sobre o assunto que chocou os brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os chás são muito importantes e que em sua maioria possuem efeitos positivos para o consumidor. Existem diversos tipos de folhas, ervas, raízes, e até mesmo frutos, utilizados para fazer infusão e consumir. Segundo o site ‘Twinings’, especialistas dizem que, o hábito de beber chá pode levar até mesmo a uma vida mais longa e saudável. No entanto, a marca que citaremos precisou ser proibida devido a riscos à saúde.

Por meio da RESOLUÇÃO-RE Nº 205, DE 18 DE JANEIRO DE 2024, devidamente publicada no Diário Oficial da União (D.O.U), ela proibiu a venda e fabricação de alguns lotes de produtos da empresa Mais Saúde Alimentos Suplementos. Em meio a lista foram constatados 8 tipos de chás da marca que estavam irregulares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marca de chás foi proibida pela Anvisa (Foto Reprodução Internet)
Marca de chás proibida pela Anvisa (Foto Reprodução Internet)

Fora isso, 3 alertas cruciais acabaram sendo cravados à população envolvendo a proibição. A medida foi motivada considerando avisos cruciais quanto à qualidade dos produtos listados.

Os 3 alertas da Anvisa

  1. O primeiro deles se referia a fabricação com composições não autorizadas para a categoria do produto. Além da presença de rótulos fraudulentos contendo informações características de alimentos para dar falsa ideia de regularidade do produto, quando o mesmo deveria ser registrado como medicamento fitoterápico, considerando a possibilidade de conter drogas vegetais;
  2. O segundo alerta apontado pela ANVISA era que o mesmo indicava que o produto tinha propriedades terapêuticas;
  3. Por fim, o terceiro e último alerta apontava que a empresa fazia o marketing irregular em seu perfil oficial nas redes sociais, aonde atribuía os mesmos produtos propriedades de saúde ou funcionais não autorizadas.

Todos esses 3 alertas apontam riscos fatais, uma vez que o consumo indiscriminado de suplementos e chás como “medicamentos” podem piorar problemas de saúde já pré-existentes ou até mesmo causar novos. É sempre importante saber que se o que está consumindo é realmente regularizado e quais são os seus efeitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O chás foram proibidos pela ANVISA após grave constatação (Foto: Reprodução/ Internet)
O chás foram proibidos pela ANVISA após grave constatação (Foto: Reprodução/ Internet)

Lista de chás:

Os 8 chás proibidos pela ANVISA da marca citada foram:

  • CHÁ DIABETES MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
  • CHÁ MIX 8 ERVAS GRIPE MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
  • CHÁ ESPINHEIRA SANTA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
  • CHÁ UXI AMARELO MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
  • CHÁ AROEIRA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
  • CHÁ MIX 8 ERVAS DORMIR MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
  • CHÁ ERVA BALEEIRA MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS;
  • CHÁ DESINCHAR MARCA MAIS SAUDE ALIMENTOS.

A empresa não se pronunciou sobre o caso

Conforme apurações feitas pelo Tv Foco, notas oficiais da empresa, bem como esclarecimentos sobre o ocorrido, não foram encontrados. Deixando claro que o espaço permanece aberto para futuras manifestações em que a mesma consiga expor a sua versão dos fatos.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao que tudo indica a merca se regularizou

Quanto aos produtos citados não foram encontrados em nenhum marketplace ou loja credenciada. Porém, o seu perfil nas redes segue ativo e vendendo produtos normalmente. Assim, ao que tudo indica, a situação foi devidamente resolvida perante a autarquia.

Anvisa (Foto: Reprodução / Marcello Camargo)
Anvisa (Foto: Reprodução / Marcello Camargo)

Quais os riscos de consumir chás falsificados?

De acordo com a própria ANVISA, produtos falsificados apresentam um alto grau de perigo e até mesmo fatal, uma vez que os mesmos não possuem garantia alguma de eficácia. Ainda mais se tratando de chás, uma vez que a maioria deles são usados em meio a tratamentos e até mesmo fins medicinais.

Thumbnail Video Youtube

Anvisa
Chás

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.