CONFIRA

Risco fatal: Anvisa crava retirada de 8 chás populares dos mercados às pressas com 3 alertas graves

Anvisa retira 8 chás dos mercados após risco(Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Anvisa retira 8 chás dos mercados após risco(Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa decretou a retirada urgente de 8 chás e emite 3 alertas graves contra a empresa responsável pelo produto

E foi no dia 19 de janeiro de 2024 que, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), através de um decreto oficial, ordenou a retirada de 8 chás populares de uma marca muito famosa após a observância de graves risco à saúde e o bem-estar de consumidores. Confira a seguir mais detalhes sobre o assunto que chocou os brasileiros.

Os chás são muito importantes e que em sua maioria possuem efeitos positivos para o consumidor. Existem diversos tipos de folhas, ervas, raízes, e até mesmo frutos, utilizados para fazer infusão e consumir. Segundo o site ‘Twinings’, especialistas dizem que, o hábito de beber chá pode levar até mesmo a uma vida mais longa e saudável. No entanto, a marca que citaremos precisou ser proibida devido a riscos à saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por meio da RESOLUÇÃO-RE Nº 205, DE 18 DE JANEIRO DE 2024, devidamente publicada no Diário Oficial da União (D.O.U), ela proibiu a venda e fabricação de alguns lotes de produtos da empresa Mais Saúde Alimentos Suplementos. Em meio a lista foram constatados 8 tipos de chás da marca que estavam irregulares.

Marca de chás proibida pela Anvisa (Foto Reprodução Internet)

Fora isso, 3 alertas cruciais acabaram sendo cravados à população envolvendo a proibição. A medida foi motivada considerando avisos cruciais quanto à qualidade dos produtos listados.

Os 3 alertas da Anvisa

  1. O primeiro deles se referia a fabricação com composições não autorizadas para a categoria do produto. Além da presença de rótulos fraudulentos contendo informações características de alimentos para dar falsa ideia de regularidade do produto, quando o mesmo deveria ser registrado como medicamento fitoterápico, considerando a possibilidade de conter drogas vegetais;
  2. O segundo alerta apontado pela ANVISA era que o mesmo indicava que o produto tinha propriedades terapêuticas;
  3. Por fim, o terceiro e último alerta apontava que a empresa fazia o marketing irregular em seu perfil oficial nas redes sociais, aonde atribuía os mesmos produtos propriedades de saúde ou funcionais não autorizadas.

Todos esses 3 alertas apontam riscos fatais, uma vez que o consumo indiscriminado de suplementos e chás como “medicamentos” podem piorar problemas de saúde já pré-existentes ou até mesmo causar novos. É sempre importante saber que se o que está consumindo é realmente regularizado e quais são os seus efeitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O chás foram proibidos pela ANVISA após grave constatação (Foto: Reprodução/ Internet)

Lista de chás:

Os 8 chás proibidos pela ANVISA da marca citada foram:

A empresa não se pronunciou sobre o caso

Conforme apurações feitas pelo Tv Foco, notas oficiais da empresa, bem como esclarecimentos sobre o ocorrido, não foram encontrados. Deixando claro que o espaço permanece aberto para futuras manifestações em que a mesma consiga expor a sua versão dos fatos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao que tudo indica a merca se regularizou

Quanto aos produtos citados não foram encontrados em nenhum marketplace ou loja credenciada. Porém, o seu perfil nas redes segue ativo e vendendo produtos normalmente. Assim, ao que tudo indica, a situação foi devidamente resolvida perante a autarquia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa (Foto: Reprodução / Marcello Camargo)

Quais os riscos de consumir chás falsificados?

De acordo com a própria ANVISA, produtos falsificados apresentam um alto grau de perigo e até mesmo fatal, uma vez que os mesmos não possuem garantia alguma de eficácia. Ainda mais se tratando de chás, uma vez que a maioria deles são usados em meio a tratamentos e até mesmo fins medicinais.

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile