Órgão crava retirada às pressas marca de açúcar famoso dos mercados rival do União e Caravelas devido à presença de pedaços de insetos e nojeira no produto
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a grande responsável pelo controle e fiscalização de uma série de produtos e serviços presentes no dia a dia da população. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre o decreto de retirada dos mercados do órgão contra uma marca de açúcar famosa, rival do União e Caravelas devido à presença de insetos e nojeiras.
Bom, segundo informações divulgadas pelo ‘G1’, jornal digital da Globo, no dia 22 de outubro de 2014, a Anvisa proibiu a venda de um lote de açúcar cristal da marca Nevada. A medida se deu após alguns testes e análises constarem a presença de fragmentos de insetos, excremento e pelo de roedor “acima do limite de tolerância estabelecido”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É válido destacar que, a nossa legislação permite uma quantidade pequena de algumas matérias estranhas na composição dos alimentos. Como, por exemplo, areia, pelos de ratos, pedaços de insetos. A Anvisa é quem determina um limite, criados em 2014 pela RDC 14. Assim, ela fiscaliza e realiza análises em produtos para saber se estão sendo cumpridas as determinações.
Na ocasião, ficou proibido a distribuição e venda do lote MO5-LOT 0307 do açúcar cristal Nevada, com validade até 7 de março de 2016. A marca rival da União e Caravelas, era fabricado pela Mercavalle Mercantil Vale do Sol, da cidade de Contagem, em Minas Gerais. Na ocasião, o G1 não conseguiu localizar nenhum representante da empresa.
O que aconteceu com a empresa?
Conforme o exposto pelo ‘VRi Consulting’, a Mercavalle Mercantil Vale do Sol encerrou suas operações. As informações ainda dão conta de que a empresa encontra-se com sua situação cadastral, na Receita Federal, baixada. Significando que a empresa foi extinta por solicitação da pessoa responsável ou por ofício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo a fonte, a data da extinção da empresa ocorreu no dia 24 de março de 2017. E o motivo para situação cadastral é ‘extinção por encerramento liquidação voluntária’. Não encontramos mais informações sobre o motivo da empresa ter fechado, mas, deixamos o espaço aberto para possíveis esclarecimentos.
Vale destacar ainda que, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa ou antigos responsáveis a respeito do ocorrido. Destacamos que mesmo apesar de tanto tempo, o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos e esclarecer qualquer alteração das informações.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Sujeira e alimentos no meio da enchente: Vigilância Sanitária interdita 2 supermercados populares por nojeira
● Atenção, mulheres 45+: ANVISA acaba de proibir progressiva nº1 após risco de câncer
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
Quais produtos precisam da aprovação da Anvisa?
Segundo informações do site “licempre.com”, o registro na Anvisa é obrigatório para as empresas que fabricam e importam produtos alimentícios, farmacêuticos, correlatos, saneantes e cosméticos, devendo ser sempre analisados e passados por uma perícia especializada do órgão para receberem aprovação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE