Proibição urgente da ANVISA atinge marca de café famoso devido risco fatal
Marca de café muito popular e amada entre os brasileiros é atingida por proibição urgente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) após fiscais detectarem a presença de substância fatal e produto ser retirado às pressas das prateleiras dos mercados.
Portanto, o tão consumido café, que está presente em milhares de casas brasileiras, acaba de se envolver em escândalo e marca responsável terá que responder por seus atos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, de acordo com o portal Consultas do Gov, a Anvisa abriu uma medida cautelar que proibiu a comercialização, distribuição e uso do café da marca Café da Terra.
Isso porque, durante a fiscalização do produto, os fiscais da vigilância encontraram a presença de fragmentos rígidos de vidro, acima dos limites estabelecidos no padrão microbiológico do alimento.
A resolução publicada no dia 27 de março de 2023, afirma que o lote 495 de Café Moído e Torrado, da empresa Café Terra do Rei LTDA foi proibido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
Vale ressaltar que a presença de vidro no alimento pode cortar ou perfurar o trato digestivo, o que exigiria intervenção cirúrgica, ou ainda causar sufocamentos e obstruir a respiração, dependendo de seu volume.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
No entanto, se forem pequenos, costumam percorrer o mesmo trajeto da comida, chegando ao intestino graças aos movimentos peristálticos (atividade involuntária dos órgãos do sistema digestório para transportar o bolo alimentar).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Se conseguirem atravessar otrato gastrointestinal (também chamado TGI), eles saem nas fezes sem problema”, explica Mario Kondo, professor de gastroenterologia da Unifesp, especialista em hepatologia.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.