CHOCANTE

Substância fatal: A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas populares de macarrão, leite e biscoito de mercados

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa e carrinho de supermercados com biscoito, macarrão e leite (Foto: Reprodução / Canva)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acabou decretando a retirada de 3 marcas famosas de macarrão, leite e biscoito de mercados por causa de uma substância fatal.

Uma famosa marca de macarrão foi surpreendida com a proibição da venda porque estava com perigo de intoxicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SAIBA MAIS! Risco de doença e matéria estranha encontrada: ANVISA proíbe marcas populares de sal e palmito

Tudo aconteceu em 2022, quando a marca Keishi, fabricada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, acabou sendo barrada, segundo informações do portal G1.

Na ocasião, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), notificou a empresa BBBR Indústria e Comércio de Macarrão (nome fantasia Keish) um recall de produtos, constatando propilenoglicol contaminado com etilenoglicol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Anvisa, a medida foi necessária após uma inspeção que identificou que a empresa adquiriu e usou a substância contaminada como ingrediente na linha de produção de suas massas.

O propilenoglicol adulterado foi utilizado na fabricação de petiscos para cachorros e pode ter sido responsável pela morte de ao menos 40 animais.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro ponto a ser citado é que, além do recolhimento imediato, foi determinado que a empresa de macarrão emitisse um alerta aos consumidores sobre o risco dos produtos por causa da substância fatal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A marca, para quem não sabe, é responsável por vários tipos de massas orientais, como udon, yakisoba, lámen e massas de salgados, como gyoza, por exemplo.

Massas Keishi enfrentaram problemas com a Anvisa em 2022 (Foto: Reprodução / Google Shopping)

A EMPRESA SE PRONUNCIOU?

Através de uma nota divulgada em setembro de 2022, a Keishi relatou que sempre manteve o cuidado com o controle rigoroso da qualidade de seus produtos.

“A Keishi sempre primou pelo controle rigoroso da qualidade de seus produtos. Neste episódio, a Anvisa proibiu a comercialização dos produtos fabricados no período de 25/jul/2022 a 24/ago/2022, com uso da suposta substância contaminada. Este lote corresponde a pouco mais de 1% do total dos produtos fabricados e vendidos pela Keishi no período”, informou a nota.

Em outro trecho do comunicado, a marca barrada pela Anvisa esclareceu que tomou as medidas necessárias para continuar em operação.

“A Keishi esclarece que a ação da Anvisa é preventiva e pontual e não houve nenhuma ordem para paralisar as atividades ou interditar a fábrica”, declarou a empresa em sua nota oficial.

Por se tratar de um caso isolado, a marca segue comercializando normalmente os seus produtos e no comunicado pediu desculpas aos clientes, firmando o eu compromisso com os consumidores.

Macarrão da marca Keishi (Foto: Reprodução / YouTube)

QUAL FAMOSA MARCA DE LEITE FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa suspendeu a comercialização, a distribuição e o uso dos produtos da marca Natville, fabricados entre janeiro e maio de 2023 pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda.

Os produtos em si são específicos e também foram divulgados pelo órgão fiscalizador, sendo eles:

O recolhimento das marcas de leites das prateleiras dos supermercados também foi decretado pela Anvisa, a fim de impedir que outras pessoas consumissem o produto.

Segundo o órgão fiscalizador, eles fizeram uma inspeção através do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e foi verificado que os produtos em questão foram produzidos pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda, fabricante dos produtos de Leite da Natville, sem a devida autorização do Ministério.

Leite da marca Natville foi barrado pela Anvisa (Foto: Reprodução / Procon DF)

Nos rótulos dos produtos tinham informações erradas de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa, a Laticínios Santa Maria Ltda.

Também foi constatado que esses alimentos foram produzidos sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança, podendo causar intoxicação alimentar.

A Natville publicou em seu site oficial uma nota sobre o ocorrido. A empresa pontuou que se tratou de um caso isolado e que atualmente os seus produtos seguem todas as recomendações sanitárias.

Nota da Natville (Foto: Reprodução / Site oficial)

QUAL FOI A MARCA DE BISCOITO BARRADA PELA ANVISA?

Através da publicação da Reoslução-RE Nº 1.586, de 13 de maio de 2022, a qual o órgão fiscalizador proibiu a comercialização, distribuição, importação e uso, e determinou o recolhimento dos produtos: Chocolates e Outros.

Trata-se de doces como: balas, chicletes, biscoitos e wafer, da marca Elite, sendo barrado todos os lotes, da empresa Strauss Elite LTDA.

Essa medida foi tomada pela Anvisa em resposta a um alerta internacional de recolhimento dos produtos da marca Elite, importados de Israel, devido a suspeita de contaminação por Salmonella.

As ações de fiscalização determinadas abrangeram todos os estabelecimentos físicos e virtuais envolvidos na importação, distribuição, comercialização e uso dos produtos afetados de acordo com o site da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

As empresas que tenham importado os alimentos mencionados na resolução tiveram que iniciar o processo de recolhimento voluntário conforme estabelecido na Resolução da Diretoria Colegiada-RDC nº 655, de 24 de março de 2022.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Biscoitos da marca Elite, fabricado pela empresa Strauss Elite LTDA (Foto: Reprodução / Google Shopping)

O QUE É SALMONELLA E O QUE SEU CONSUMO CAUSA?

A Salmonella é uma bactéria que pode provocar infecções alimentares em seres humanos. A contaminação ocorre principalmente por meio do consumo de alimentos contaminados.

Os sintomas da infecção por Salmonella incluem diarreia, dor abdominal, febre, náuseas e vômitos. Geralmente, os sintomas começam de 6 a 72 horas após a ingestão da bactéria e podem durar de 4 a 7 dias.

Em casos mais graves, a infecção pode levar à desidratação e exigir tratamento médico urgente. A prevenção envolve práticas seguras de manipulação e preparo de alimentos, bem como a escolha de alimentos de origem confiável.

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile