Alerta

Paçoca, chocolate e +1: Decreto urgente da ANVISA de 3 marcas de doce e retirada de mercados por risco fatal

12/03/2024 às 8h04

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Anvisa promoveu a retirada de marcas de chocolate e paçoca (Reprodução: Montagem TV Foco)

Decreto urgente da Anvisa com retirada dos mercados de 3 marcas de doce, com paçoca, chocolate e mais um amado

A Anvisa, ao longo dos anos, teve que realizar a interdição e retirada de diversos produtos, dentre eles, alguns por riscos fatais aos consumidores, como aconteceu com 3 marcas de doce, envolvendo uma paçoca e um chocolate amado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vigilância sanitária é o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão disponíveis para venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.

De acordo com o portal ‘Uol’, a Anvisa interditou, em março de 2017, um lote de paçoca rolha da marca Dicel, que é produzida em Goiânia, por conta dos limite excedido de aflatoxinas, que são substâncias tóxicas que podem causar câncer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O lote afetado foi o 0027, fabricado em novembro de 2016 e que tinha validade até novembro de 2017, com a sua retirada sendo exigida após o laudo do Laboratório de Análise Micotoxicológicas, no Rio Grande do Sul.

A paçoca estava com risco de causar câncer nos consumidores (Reprodução: Internet)

A paçoca estava com risco de causar câncer nos consumidores (Reprodução: Internet)

Vale ressaltar que essa medida, quando há um loto específico, é válida apenas para aquele produto, portanto os demais estavam aptos para consumo e assim estão até os dias de hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pouco depois, em 2022, segundo o próprio portal da vigilância sanitária, através da publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 1.558, proibiu diversos lotes dos produtos importados pela empresa empresa Rodin Importação Exportação e Comércio de Produtos Alimentícios.

Segundo o site, a medida foi tomada por conta de uma possível contaminação de Salmonella, o que causa grandes prejuízos para a saúde das pessoas e pode levar até a morte, em casos mais graves.

Esse foi um dos chocolates proibidos pela Anvisa (Reprodução: Internet)

Esse foi um dos chocolates proibidos pela Anvisa (Reprodução: Internet)

Os lotes afetados foram:

  • chocolate branco para confeitaria marca elite;
  • chocolate ao leite para confeitaria marca elite;
  • chiclete sabor limao nana must marca elite;
  • pacote familia mini mix pesek zman snap e log marca elite;
  • pacote familia misto de mini barras de chocolate branco e leite marca elite;
  • biscoito crocante de chocolate ao leite marca elite;
  • barra snap de chocolate branco marca elite;
  • barra snap marca elite;
  • barra nozes cremosa marca elite;
  • chocolate ao leite log marca elite;
  • pesek zman ultimate com creme sabor cappuccinomarcaelite;
  • rolo de wafer pesek zman marca elite;
  • pesek zman classico marca elite;
  • chocolate ao leite marca elite embalagem vermelha;
  • chocolate bittersweet marca elite embalagem vermelha;
  • chocolate ao leite com creme de trufas sabor frutas da floresta marca elite embalagem vermelha;
  • chocolate ao leite com confeitos marca elite embalagem vermelha;
  • chocolate ao leite com pedacos de amendoa e avela marca elite embalagem vermelha.

Já neste ano de 2024, o portal da Anvisa, através da  RESOLUÇÃO-RE N° 465, em fevereiro, interditou de maneira cautelar o lote nº 03/09/25 do Doce de Cidra Ralada, da marca Tatitania, fabricado pela empresa Doces Tatitania LTDA.

A medida foi tomada por conta de um resultado insatisfatório no ensaio de determinação de cobre, de acordo com o Laudo de Análise Fiscal, o que geraria um risco aos consumidores, caso fosse confirmado.

Tatitania teve um dos produtos retirados de maneira cautelar (Reprodução: Montagem TV Foco)

Tatitania teve um dos produtos retirados de maneira cautelar (Reprodução: Montagem TV Foco)

Quando a Anvisa foi fundada?

A Anvisa é um dos principais órgãos responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que estão dispostos para venda, e foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.

Quem você quer que saia do BBB25?

Anvisa
Chocolate
Paçoca

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.