A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) decretou a retirada de 3 marcas populares de carne dos mercados por causa de uma substância fatal.
De acordo com o próprio portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa informou a publicação da Resolução-RE de nº 2.000, de 2 de junho de2023, a qual proíbe a distribuição, comercialização e uso, do lote/data de fabricação 06/05/2023 do produto Carne Salgada de Bovino Sem Osso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Substância fatal: A Anvisa decretou a retirada de 4 marcas populares de queijo dos mercados às pressas
A marca de carne é da Best Beef, da empresa Frigorifico Silva Indústria e Comércio LTDA. A medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário enviado pela empresa, devido à detecção de Salmonella spp. no produto.
Salmonella (Salmonellose) é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode causar graves infecções e até mesmo a morte de acordo com informações do portal UOL.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a proibição, o produto voltou a ser vendido normalmente, visto que apenas o lote mencionado que foi barrado.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale pontuar que se o consumidor encontrar algo que não esteja de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, pode entrar em contato com a Anvisa e fazer uma denúncia anônima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL FOI A OUTRA MARCA DE FRANGO BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
A Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova, fabricado pela empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda.
Essa medida foi provocada pelo comunicado de recolhimento voluntário do produto Fígado de frango congelado feito pela própria empresa.
O lote (284-2) fabricado em 06/12/2023, com prazo de validade até 05/12/2024, foi considerado fora dos padrões da Vigilância Sanitária por causa da detecção de Escherichia coli em níveis acima dos permitidos pela legislação.
Essa bactéria habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode associar aspectos relativos à qualidade da água e de alimentos.
A Escherichia coli também pode causar doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica, que culminam risco fatal de acordo com informações do portal UOL.
Até o momento não foram encontradas justificativas ou respostas oficiais da empresa comentando o caso. Porém, o produto segue sendo comercializado normalmente, onde apenas o lote barrado que fugiu dos padrões sanitários.
QUAL FOI A ÚLTIMA MARCA DE CARNE RETIRADA DOS MERCADOS?
Por fim, a Anvisa proibiu a comercialização de Produtos Cárneos Congelados, marca Rei das Carnes Gourmet (todos os lotes) do dia 21 de agosto de 2023. A medida ocorreu após a denúncia da Diretoria de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental do Estado de Minas Gerais.
A denúncia foi pela incoerência de informações na rotulagem dos produtos de carne congelada da marca Rei das Carnes Gourmet.
Além disso, havia indícios de que o estabelecimento responsável não se encontra regularizado para a fabricação e comercialização desses produtos, e as condições higiênico-sanitárias eram desconhecidas.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL O PAPEL DA ANVISA?
A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde.
Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.