CHOCANTE
Vidro e risco fatal: A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas de doces rivais da Nestlé, de mercados às pressas
30/04/2024 às 19h31
3 marcas de doces foram retiradas dos mercados às pressas
A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) decretou a retirada de 3 marcas de doces rivais da Nestlé por motivos de risco fatal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a Nestlé é uma das principais fabricantes de doces do país. Porém, 3 marcas da concorrência tiveram problemas por descumprirem as regras sanitárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira empresa trata-se da conceituada marca Garoto. O motivo da proibição da Anvisa, foi a suspeita grave de conter pedaços de vidros na composição de alguns lotes, após um equipamento da fábrica ter quebrado no processo de fabricação.
De acordo com informações do portal G1, a Vigilância Sanitária cravou a proibição de comercialização, distribuição e uso de dois lotes de 2 produtos da marca de chocolates Garoto por conterem pequenos fragmentos de vidros no dia 17 de outubro de 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os produtos eram as barras de chocolates (tabletes) de 80 g sabor chocolate ao leite com castanhas de caju e chocolate ao leite com castanhas de caju e uvas passas. O órgão também determinou o recolhimento voluntário dos seguintes lotes: 225212941G e 225312941G.
A orientação que foi dada ao consumidor, na época, é que, caso tenha adquirido tabletes de 80 g dos sabores Castanhas de Caju ou Castanhas de Caju e Uvas Passas da marca, o lote do produto deveria ser consultado no verso do rótulo, próximo ao lacre.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa em alerta máximo: Tralli paralisa JH com interdição de queridinho número 1 das mulheres por MORTE
● De leite com xixi a carne moída de cavalo: 6 produtos populares são desmascarados e ANVISA emite alerta
● “Matérias estranhas e impurezas” : Globo entrega decreto da ANVISA contra 7 marcas de café populares
Vale pontuar que fragmentos de vidro podem causar lesões na boca ou mucosa, segundo informações da Agência Sanitária.
Ainda de acordo com o portal na época, a Anvisa alertou que somente os lotes citados apresentaram riscos, e temos que deixar bem claro que não há restrições de consumo para os demais produtos da Garoto.
O procedimento de recolhimento de alimentos também está incluído no escopo das Boas Práticas de Fabricação, com vistas a permitir o efetivo recolhimento e a apropriada destinação de alimentos exposto à comercialização com suspeita ou constatação de causar dano à saúde.
O QUE DIZ A EMPRESA?
Fora isso, tirando esses lotes, de acordo com informações do TV Foco, todos os produtos da marca Garoto são encontrados com muita facilidade atualmente nos principais mercados e redes de compras, provando que a marca ainda é uma das mais consolidadas do ramo.
Em nota, a Garoto informou na época que havia iniciado o processo de recolhimento voluntário dos lotes de produtos listados pela Anvisa.
De acordo com o comunicado divulgado pelo Portal Correio, o procedimento foi restrito apenas aos estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde as unidades com suposta irregularidade foram distribuídas.
A empresa pontuou que a suspeita da presença de fragmentos de vidro nos chocolates provém da quebra de um sensor da linha de produção.
QUAL OUTRA MARCA RIVAL DA NESTLÉ FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
De acordo com o próprio portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, no dia 25 de março de 2024 a Anvisa proibiu um lote do chocolate Toblerone.
Tratou-se do Leche Y Nougat com Miel Y Almentras, da Mondelēz Brasil. Os lotes atingidos são aqueles com validade dos dias 26/12/2024, 15/03/2025 e 23/03/2025.
A Anvisa publicou a Resolução-RE Nº 1.164, a qual proibiu a comercialização, distribuição e uso, dos lotes do produto listado abaixo, de responsabilidade da empresa Mondelez Brasil LTDA.
- OOY4033922, OOY4133922, OOY4233922;
- OOY4035151, OOY4135151, OOY4235151;
- OOY4035043, OOY4135043;
- OOY4033923, OOY4133923, OOY4233923;
O motivo foi por conta da falta de informações em português na embalagem, incluindo as advertências sobre alergênicos, lactose e glúten.
Porém, é importante pontuar que o produto em si não apresentou nenhum problema referente a sua qualidade, o único problema foi exatamente a falta de informações na língua do país, o que é obrigatório.
As informações estavam descritas em espanhol. Porém, não deixa de ser uma falta grave, visto que todas as empresas devem seguir as recomendações rigorosas da Anvisa.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL FOI A ÚLTIMA MARCA DE DOCE BARRADA PELA ANVISA?
A última que iremos destacar é uma famosa marca de sorvete. Inclusive, essa é a sobremesa número 1 para os brasileiros se refrescarem.
Ocorre que de acordo com informações divulgadas pelo portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o órgão fiscalizador informou a publicação da Resolução-RE Nº 2.469 de 6 de julho de 2023, na qual foi suspensa a venda do lote distribuição 18/04/2023 (validade até 18/10/2023) da marca de sorvete.
Trata-se do produto picolé Sabor Chiclete, marca D’Cremosinho, fabricado por MD Indústria e Comércio de Sorvetes LTDA.
A medida foi necessária considerando o comunicado de início de recolhimento voluntário encaminhado pela própria empresa, que agiliza o trabalho do órgão fiscalizador.
A marca de sorvete havia identificado que o lote referido havia sido contaminado por Enterobacteriaceae, que são bactérias causadoras de problemas do trato gastrointestinal causando as chamadas Doenças Veiculadas por Alimentos (DVAs).
Por ter sido informado pela própria marca de sorvete, o recolhimento dos lotes foi mais fácil e a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos, onde apenas o lote citado se enquadrou em um caso isolado.
Com o recolhimento voluntário, a marca de doces reafirma o seu compromisso com os consumidores. Apesar disso, não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?
A Anvisa, um dos principais órgãos responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que está disponível para comercialização, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]