CHOCANTE

Substância fatal: A Anvisa decretou retirada de 3 marcas populares de sal, tempero e óleo de mercados

Anvisa e 3 marcas populares de sal, tempero e óleo retirados de mercados (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Anvisa e 3 marcas populares de sal, tempero e óleo retirados de mercados (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3 marcas populares foram barradas pela Anvisa

Ocorre que a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), decretou a retirada de 3 marcas populares de sal, tempero e óleo dos supermercados.

Em maio de 2024 e abril de 2023 os produtos populares receberam uma determinação do órgão fiscalizador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SAIBA MAIS! Substância fatal flagrada: Anvisa decreta retirada de 3 marcas de queijos populares dos mercados às pressas

De acordo com informações do portal G1, o sal regula o ritmo cardíaco, o volume sanguíneo, a transmissão dos impulsos nervosos e a contração muscular, além de sustentar o equilíbrio dos fluidos corporais.

Já os temperos são ingredientes acrescentados ao prato para realçar ou melhorar seu sabor e aroma. Eles podem ser usados durante o processo de preparação ou no alimento já pronto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto os óleos são ricos em vitaminas, contribuindo na prevenção de doenças degenerativas e até mesmo auxiliando no tratamento de sintomas da TPM e da menopausa.

Portanto, são 3 marcas populares indispensáveis na dispensa dos lares brasileiros e por isso a proibição da Anvisa causou espanto.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira marca que iremos falar é a de sal. De acordo com informações de consulta pública da Anvisa no portal Gov, foi publicada a Resolução Nº 1.689 no dia 02 de maio de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marca de sal foi barrada pela Vigilância Sanitária (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL FOI O MOTIVO DA PROIBIÇÃO?

O motivo foi por causa do Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 73.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central do Estado de São Paulo Instituto Adolfo Lutz, onde ocorreu um resultado insatisfatório para o ensaio de determinação de iodo (menor que o estabelecido).

No caso, o iodo é acrescentado ao sal para evitar doenças, como bócio, um aumento no volume da tireoide, uma glândula localizada no pescoço que dita o ritmo em que o corpo trabalha.

O problema foi identificado apenas no lote citado, sendo assim a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos. Porém, a Situação da Medida Cautelar segue Ativa para o lote mencionado.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Anvisa (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL MARCA DE ÓLEO FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, foi emitido pela Anvisa, uma nota na qual proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote nº 22211 do produto óleo de Soja, marca Cocamar.

O lote em questão tem data de fabricação: 13/05/2022, data de validade: 13/05/2023, fabricado por Cocamar Cooperativa Agroindustrial. O comunicado foi emitido através da Resolução Nº 1.227 do dia 10 de abril de 2023.

Óleo de cozinha e Anvisa (Foto: Reprodução / Canva)

O motivo da proibição foi o teor de gordura trans acima do permitido na legislação sanitária.

A gordura trans pode causar diferentes danos à nossa saúde, estando seu consumo excessivo relacionado, principalmente, com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como derrame, aterosclerose e infarto.

O problema foi identificado apenas no lote citado, sendo assim a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos. Porém, a Situação da Medida Cautelar segue Ativa para o lote mencionado.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Gordura trans (Foto: Reprodução / Canva)

MARCA DE TEMPERO TAMBÉM FOI BARRADA PELA ANVISA?

De acordo com o próprio portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa enviou a publicação da Resolução Nº 1.768, de 08 de maio de 2024, que proibiu a comercialização, uso, distribuição e propaganda de um tempero bastante popular.

Trata-se dos lotes 25/05/2025 e 03/07/2025, do produto Pimenta-do-reino preta moída pura, da marca Temperatta, que é da empresa SC Alimentos Ltda. Portanto, todos os produtos dos lotes foram recolhidos dos mercados com urgência.

Considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da própria empresa, o que demonstra a preocupação da SC Alimentos Ltda com o seus consumidores.

Pimenta-do-reino de famosa marca descumpriu as normas da Anvisa (Foto: Reprodução / Canva)

Vale destacar que apenas o lote citado foi afetado, portanto todos os demais produtos da marca podem ser comercializados sem problema algum, até mesmo esse produto, oriundo de outros lotes.

A empresa justificou o pedido de recolhimento voluntário devido aos resultados analíticos insatisfatórios em relação ao padrão microbiológico do produto (presença de Salmonella sp.) e à identificação da presença de glúten.

Para quem não sabe, a substância fatal Salmonella é uma bactéria que causa intoxicação alimentar, podendo até mesmo se estender para uma grave infecção e levar até mesmo à morte, em situações mais delicadas.

QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?

No dia 26 de janeiro de 1999, graças a Lei nº 9.782, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi fundada.

De acordo com o site oficial do Governo Federal, a Anvisa é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional através das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

Anvisa fiscaliza todos os estabelecimentos do Brasil (Foto: Reprodução / Gov)

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile