3 marcas populares foram barradas pela Anvisa
Ocorre que a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), decretou a retirada de 3 marcas populares de sal, tempero e óleo dos supermercados.
Em maio de 2024 e abril de 2023 os produtos populares receberam uma determinação do órgão fiscalizador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Substância fatal flagrada: Anvisa decreta retirada de 3 marcas de queijos populares dos mercados às pressas
De acordo com informações do portal G1, o sal regula o ritmo cardíaco, o volume sanguíneo, a transmissão dos impulsos nervosos e a contração muscular, além de sustentar o equilíbrio dos fluidos corporais.
Já os temperos são ingredientes acrescentados ao prato para realçar ou melhorar seu sabor e aroma. Eles podem ser usados durante o processo de preparação ou no alimento já pronto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto os óleos são ricos em vitaminas, contribuindo na prevenção de doenças degenerativas e até mesmo auxiliando no tratamento de sintomas da TPM e da menopausa.
Portanto, são 3 marcas populares indispensáveis na dispensa dos lares brasileiros e por isso a proibição da Anvisa causou espanto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
A primeira marca que iremos falar é a de sal. De acordo com informações de consulta pública da Anvisa no portal Gov, foi publicada a Resolução Nº 1.689 no dia 02 de maio de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL FOI O MOTIVO DA PROIBIÇÃO?
O motivo foi por causa do Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 73.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central do Estado de São Paulo Instituto Adolfo Lutz, onde ocorreu um resultado insatisfatório para o ensaio de determinação de iodo (menor que o estabelecido).
No caso, o iodo é acrescentado ao sal para evitar doenças, como bócio, um aumento no volume da tireoide, uma glândula localizada no pescoço que dita o ritmo em que o corpo trabalha.
O problema foi identificado apenas no lote citado, sendo assim a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos. Porém, a Situação da Medida Cautelar segue Ativa para o lote mencionado.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL MARCA DE ÓLEO FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, foi emitido pela Anvisa, uma nota na qual proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote nº 22211 do produto óleo de Soja, marca Cocamar.
O lote em questão tem data de fabricação: 13/05/2022, data de validade: 13/05/2023, fabricado por Cocamar Cooperativa Agroindustrial. O comunicado foi emitido através da Resolução Nº 1.227 do dia 10 de abril de 2023.
O motivo da proibição foi o teor de gordura trans acima do permitido na legislação sanitária.
A gordura trans pode causar diferentes danos à nossa saúde, estando seu consumo excessivo relacionado, principalmente, com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como derrame, aterosclerose e infarto.
O problema foi identificado apenas no lote citado, sendo assim a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos. Porém, a Situação da Medida Cautelar segue Ativa para o lote mencionado.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
MARCA DE TEMPERO TAMBÉM FOI BARRADA PELA ANVISA?
De acordo com o próprio portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa enviou a publicação da Resolução Nº 1.768, de 08 de maio de 2024, que proibiu a comercialização, uso, distribuição e propaganda de um tempero bastante popular.
Trata-se dos lotes 25/05/2025 e 03/07/2025, do produto Pimenta-do-reino preta moída pura, da marca Temperatta, que é da empresa SC Alimentos Ltda. Portanto, todos os produtos dos lotes foram recolhidos dos mercados com urgência.
Considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da própria empresa, o que demonstra a preocupação da SC Alimentos Ltda com o seus consumidores.
Vale destacar que apenas o lote citado foi afetado, portanto todos os demais produtos da marca podem ser comercializados sem problema algum, até mesmo esse produto, oriundo de outros lotes.
A empresa justificou o pedido de recolhimento voluntário devido aos resultados analíticos insatisfatórios em relação ao padrão microbiológico do produto (presença de Salmonella sp.) e à identificação da presença de glúten.
Para quem não sabe, a substância fatal Salmonella é uma bactéria que causa intoxicação alimentar, podendo até mesmo se estender para uma grave infecção e levar até mesmo à morte, em situações mais delicadas.
QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?
No dia 26 de janeiro de 1999, graças a Lei nº 9.782, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi fundada.
De acordo com o site oficial do Governo Federal, a Anvisa é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional através das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.