CHOCANTE
Substância fatal: A Anvisa decretou a retirada de 4 marcas populares de temperos dos mercados às pressas
16/04/2024 às 19h18
A Agência Nacional da Vigilância Sanitária, a Anvisa decretou a retirada de 4 marcas populares de temperos dos mercados às pressas por motivo de substância fatal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O papel da Anvisa é manter a saúde dos consumidores e fiscalizar se os produtos estão atendendo as normas sanitárias.
SAIBA MAIS! Substância fatal: A Anvisa decretou a retirada de 4 marcas amadas de água às pressas dos mercados
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Através da Resolução-RE Nº 900, de 5 de março de 2024, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote nº 386-26 produto Canela em Pó, marca Kodilar, validade: 05/10/2024, fabricado pela empresa M.W.A. Comércio de Produtos Alimentícios LTDA.
A medida foi motivada considerando o resultado do laudo de análise definitivo nº 830.1P.0/2023, emitido pela Fundação Ezequiel Dias, Laboratório Central de Minas Gerais; que apresentou resultados precários quanto ao ensaio de pesquisa de matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se de pelo de roedor (rato) e de falhas das Boas Práticas (fragmentos de insetos) no lote do produto citado acima, que podem causar riscos à saúde de acordo com informações da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
Porém, a situação envolveu apenas os lotes mencionados, sendo assim, a marca segue comercializando normalmente os seus produtos, entre eles a marca de temperos Canela em Pó da marca Kodilar.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Itaú, Santander e + 7: Bancos armam facão, suspendem serviço vital e desesperam aposentados do INSS
● Aposentados e pensionistas do INSS já podem vibrar com MAIOR vitória confirmada nesta SEXTA (29/11)
● Mofo e comida podre: Globo crava interdição da Vigilância Sanitária contra n°1 dos restaurantes
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL FOI A OUTRA MARCA DE TEMPEROS BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
A Anvisa informou a publicação da Resolução-RE Nº 259 de 19 de janeiro de 2024, na qual o decreto suspendeu a comercialização, distribuição, uso e o recolhimento do lote nº 000171 do produto Flor de Sal marca Mundialho, de responsabilidade da empresa Mundial Food Produtos Alimentícios.
A medida foi provocada por causa do resultado insatisfatório no ensaio para determinação de iodo, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 207.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central Instituto Adolfo Lutz de acordo com informações da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
Vale destacar que a deficiência de iodo pode causar risco em gestantes, como aborto e/ou morte fetal, por isso se torna uma substância fatal. Por isso é de extrema importância verificar sempre os alertas da Anvisa.
Desse modo, a Anvisa fiscaliza os produtos, seja dos mercados, em portos, aeroportos e fronteiras para dar mais qualidade para os brasileiros. Por se tratar de um caso isolado, o molho já voltou a ser comercializado normalmente e o problema foi apenas no lote citado acima.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL FOI A OUTRA MARCA DE TEMPEROS QUE FOI BARRADA PELA ANVISA?
De acordo com informações divulgadas pelo portal R7, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a comercialização e distribuição da Canela Moída da marca Pirata e solicitou o recolhimento de um lote do produto após constatar a presença de fragmentos de insetos e de pelo de roedor.
A Vilma Alimentos, além de misturas, caldos, molhos e temperos, a empresa também é consolidada na fabricação de massas, refrescos, biscoitos e achocolatados.
Porém, a empresa não está livre de ter alguns imprevistos como toda grande rede alimentícia. De acordo com decisão publicada no Diário Oficial da União do dia 13 de julho de 2022, o órgão regulador destacou que, em análise fiscal feita pela Fundação Ezequiel Dias (Funed-MG), foram encontrados seis fragmentos de insetos.
No texto, a Anvisa destaca que as substâncias foram encontradas em tubos de 40g do lote 549534ZS, com validade em 14/06/2023. Os fragmentos infringiram o inciso IV do art. 48 do Decreto-Lei nº 986 e art. 4º, 5º e 6º da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 623.
O QUE DIZ A EMPRESA?
A situação desta terça-feira (16) de abril de 2024, é que a Vilma Alimentos emitiu um comunicado oficial em seu site, se explicando para os seus clientes e informando que a situação se enquadrou em um caso isolado.
“Recomendamos aos nossos clientes que possuam produtos dos lotes mencionados, por favor, entrem em contato imediatamente pela central de atendimento ao cliente… O recolhimento não representará nenhum custo aos clientes e consumidores destinatários desta mensagem”, garantiu a empresa.
Por fim, a Vilma Alimentos destacou que “todas as medidas cabíveis foram adotadas para garantir a segurança dos consumidores, um compromisso nosso com os nossos clientes”, concluiu o comunicado.
Por ser um caso isolado, a empresa segue em atividade produzindo produtos de alta qualidade para os seus clientes e sempre atenta e seguindo as exigências da Anvisa.
QUAL FOI A ÚLTIMA MARCA DE TEMPEROS RETIRADA DOS MERCADOS?
Segundo informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o produto proibido foi a Pimenta-do-reino Preta Moída Pura da marca Fã.
Vale pontuar que a determinação da Anvisa aconteceu através da publicação da Resolução-RE Nº 504, de 07 de fevereiro de 2024.
A agência suspendeu a comercialização, distribuição, propaganda e uso, e determinou o recolhimento do lote nº 0892308 do produto Pimenta-do-reino Preta Moída Pura da marca Fã, da empresa Junco Indústria e Comércio Ltda. Eles ainda explicaram o motivo da decisão chocante para as donas de casa.
“A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório nos ensaios de Pesquisa de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 2140.1P.0/2023, emitido por Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias). A presença da substância foi o fator determinante”, informou a Anvisa em seu alerta.
Para quem não sabe, a Salmonella pertencente à família Enterobacteriaceae, sendo conhecida há mais de um século.
Tem, em seu nome, uma referência ao cientista estadunidense chamado Daniel Elmer Salmon, que associou a doença à bactéria pela primeira vez. Por sua pode, pode ser considerada como uma substância fatal.
De acordo com informações do portal Gov, a Salmonella pode causar dois tipos de doença: Salmonelose não tifóide e febre tifoide.
Os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella são: Diarreia; Vômitos; Febre moderada e Dor abdominal.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
COMO FAZER UMA DENÚNCIA PARA A ANVISA?
Para fazer uma denúncia, é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia.
A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados. Também é possível através do telefone pelo número 156 (Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC da Prefeitura).
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]