Popular
“A Anvisa determinou a retirada”: Proibição de produto popular no Assaí e+ é confirmada por Ana Paula no BDBR
25/05/2024 às 0h36
No Bom Dia Brasil, Ana Paula Araújo crava a retirada de produto popular dos supermercados
Ana Paula Araújo paralisou o Bom Dia Brasil no final de Abril com uma notícia que impacta supermercados como o Assaí com decreto da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que um produto que era vendido para todo mundo e ficou extremamente popular na pandemia, foi proibido pela Anvisa.
Isso porque é um produto com alto risco inflamatório e de alta periculosidade aos brasileiros, mas que ficou comum devido ao vírus do Covid-19.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Ana Paula Araújo: “Um dos produtos mais usados como desinfetante durante a Pandemia do Covid-19 vai ter a venda proibida. A Anvisa determinou a retirada do Álcool 70º líquido das prateleiras de farmácias e supermercados a partir do dia 30 de abril”.
Segundo o Bom dia Brasil de Ana Paula Araújo, comercialização deste produto está vedada no país desde 2002, por norma daquele ano, posteriormente consolidada na atual RDC 691/2022 devido aos riscos maiores de acidentes com queimaduras provocadas pelo álcool líquido 70%, também identificado como 54º GL.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, durante a pandemia de Covid-19, em razão da necessidade de maior oferta de produtos desinfetantes e da ausência de uma importante matéria-prima usada na fabricação das versões em gel, a venda da versão líquida voltou a ser permitida de forma excepcional e temporária.
A medida já previa o fim da liberação excepcional do álcool líquido 70% após 31 de dezembro de 2023. A norma estabeleceu, ainda, que para fins de esgotamento do estoque, seria permitida a comercialização das embalagens já produzidas do álcool líquido 70% por até 120 dias depois do fim de vigência da resolução, prazo este que terminou em 29 de abril.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
● Atenção, mães: ANVISA acaba de emitir alerta contra produto nº1 e indispensável para bebês após descoberta
O álcool etílico líquido abaixo de 70% ou seja, abaixo de 54 GL, continua com permissão de venda livre. Seguem ainda permitidos no mercado o álcool etílico 70% em outras formas físicas, como gel, lenço impregnado e aerossol.
Para limpeza de sujidade em superfícies domésticas há no mercado diversas outras opções de produtos, como os desinfetantes.
A fiscalização de vigilância sanitária é compartilhada entre estados, municípios e União. No caso do comércio local essa fiscalização é de responsabilidade das autoridades locais. Já a Anvisa atua principalmente no monitoramento do comércio digital.
O QUE FAZ A ANVISA?
Tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]