ALERTA!
Comunicado emergencial da ANVISA traz 5 alertas urgentes sobre o Ozempic com proibição vital
31/10/2024 às 0h10
Anvisa crava 5 alertas sobre o Ozempic com proibição crucial. O item foi falsificado e a agência precisou agir rápido
No dia 22 de outubro a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu um comunicado da Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda sobre uma falsificação com seu produto mais famoso: o Ozempic.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme apurado pelo TV FOCO, a partir de informações divulgadas pela Anvisa, canetas de insulina Fiasp FlexTouch foram readesivadas e reaproveitadas com rótulos de Ozempic do lote NP5K174.
De acordo com a publicação da agência, na última terça-feira (29), os rótulos foram possivelmente retirados indevidamente de canetas originais do medicamento e coladas nas outras com o intuito de comercializar uma medicação falsificada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ozempic é um medicamento injetável indicado para o tratamento de diabetes tipo 2 que ganhou popularidade também devido aos seus efeitos na perda de peso.
Resumo
- A Anvisa comunicou sobre a falsificação do Ozempic;
- Conforme a agência, os falsificadores usaram os rótulos do produto original, mas, dentro das canetas, haviam outro medicamento;
- A empresa responsável pelo produto, a Novo Nordisk, alerta sobre a falsificação e pede a atenção dos pacientes quando adquirirem o medicamento;
- Dessa forma, a Anvisa alerta a população e proíbe a comercialização do produto falsificado, já que é contra a lei;
- Veja mais detalhes.
Anvisa alerta sobre a falsificação do Ozempic
A Anvisa orienta atenção às características da embalagem e do produto, e que quando foram comprar, que comprem somente produtos dentro da caixa, em farmácias regularizadas e sempre com a emissão de nota fiscal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Desconfie de sites e canais para comercialização de medicamentos que usam os nomes das marcas ou que adotam aplicativos de vendas e redes sociais para ofertar os produtos, e não adquira medicamentos oferecidos em grupos de mensagens”, diz uma nota publicada no site da agência.
Além disso, a Anvisa, a partir do comunicado da empresa, crava 5 alertas urgentes sobre as principais indicações de fraude. Veja:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
- “A caneta de Ozempic® é de cor azul clara, com o botão de aplicação cinza. Já canetas de insulina Fiasp® são de cor azul escura, com botão laranja.
- Embalagem do medicamento rasurada ou visivelmente alterada, em idioma estrangeiro, com aparência farmacêutica (apresentação) diferente da registrada e com informações incorretas sobre o produto – o Ozempic® 1mg é vendido apenas em canetas pré-preenchidas injetáveis.
- Preços muito abaixo dos praticados no mercado regular de farmácias e drogarias.
- Adesivos e indicações de “nova fórmula” ou informações semelhantes – a Novo Nordisk não lançou nenhuma nova fórmula de Ozempic® desde sua chegada ao mercado, em 2019.
- Canetas de Ozempic® 1mg com numerações no seletor de dose diferentes de 0mg e 1mg.”
Além disso, veja o comunicado completo da Novo Nordisk clicando neste link.
Perigos da falsificação do Ozempic
A suposta fraude segue em investigação. A Polícia Civil investiga a venda do medicamento falso após uma mulher ter sido hospitalizada em estado grave de hipoglicemia na cidade do Rio de Janeiro.
A hipoglicemia, caracterizada por níveis alarmantemente baixos de glicose no sangue, pode levar a sérias complicações de saúde, incluindo convulsões ou até mesmo coma, podendo ser fatal.
Dessa forma, é muito importante destacar que, a presença de medicamentos falsificados no mercado representa um severo risco à saúde pública. Além disso, sendo completamente ilegal e proibido.
Sobre a Novo Nordisk
Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923. O propósito da companhia é impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, como, por exemplo, a diabetes.
A companhia é pioneira em descobertas científicas. A Novo Nordisk emprega cerca de 57.100 pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170 países.
Considerações finais
A empresa foi quem comunicou a Anvisa sobre a situação, reiterando seu compromisso com a saúde daqueles que precisam do produto. Frisando que a companhia não tem culpa da falsificação.
Além disso, a Novo Nordisk expressou seu compromisso em trabalhar de perto com as autoridades para resolver a situação. Assim, para erradicar a falsificação do produto que pode causar graves riscos a saúde.
Qual o papel da Anvisa?
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para diversas atividades no País.
A Anvisa também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras. Sempre visando garantir a segurança e saúde populacional.
Veja também mais matérias sobre proibições da Anvisa CLICANDO AQUI.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]