Flávio Fachel leu nota da Globo para desafeto no Jornal Nacional
No Jornal Nacional desde sábado (29), o jornalista Flávio Fachel leu uma nota em reposta ao empresário Luciano Hang. Em 8 de junho a programação noticiou que o dono das lojas Havan sugerido para o Ministério da Saúde “maquiar” os dados sobre a Covid-19 no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Flávio Fachel então leu a nota enviada a Globo: “O Jornal Nacional recebeu do empresário Luciano Hang um pedido de esclarecimento sobre nossa reportagem de 8 de junho sobre a mudança de metodologia que o Ministério da Saúde tentou fazer na divulgação do número de doentes e mortos pela Covid-19”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Hang esclarece que a sua intenção no vídeo, que divulgou nas redes sociais e foi apresentado na reportagem, não foi propor que os números fossem maquiados. Ele diz que apenas defendeu a metodologia que considera mais correta e que coincidia com a que o Ministério da Saúde chegou a adotar antes de ser obrigado a voltar atrás por decisão do STF”, disse o jornalista no Jornal Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE ACONTECEU EM 8 DE JUNHO
No dia em questão, uma das reportagens do Jornal Nacional citou Luciano Hang e mostrou de onde partiu a informação. “O jornal Valor Econômico mostrou que a sugestão para a maquiagem dos dados partiu do empresário Luciano Hang, amigo do presidente Jair Bolsonaro e investigado na operação contra fake news em inquérito que apura ofensas e ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal”. O empresário foi rebatido no dia em questão.