Aos poucos, Renata Lo Prete consegue impor o seu estilo ao Jornal da Globo

17/03/2018 às 16h07

Por: João Almeida
Imagem PreCarregada

A jornalista Renata Lo Prete. Foto – reprodução/Globo.

Renata Lo Prete foi quem ficou com o abacaxi de substituir William Waack no comando do Jornal da Globo, um dos noticiários mais opinativos do canal carioca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerada travada e dura, além de pouco expressiva, ela já ganhou o maldoso apelido de “Renata Lo Poste” nas redes sociais. Mas, aos poucos, ela vem se soltando e aparecendo cada vez mais à vontade no comando do programa.

Ela, que foi por muitos anos jornalista de jornais e revistas, tinha pouca experiência com a TV e menos ainda com a câmera. Mas hoje em dia ela já está adaptada, uma vez que já substituía Waack bem antes de ele ser dispensado da Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que ela surgiu na TV apenas em 2012, na Globo News. Mesmo com poucos anos no Grupo Globo, ela provou o seu valor e conquistou a confiança dos chefes, que deram a ela o jornal das madrugadas do canal. Heraldo Pereira, outro substituto de Waack, ficou com o programa Painel, que Willian comandava no canal pago.

Renata no Bom Dia Brasil. Foto – divulgação/Globo.

WAACK FORA:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o 2º Encontro Folha de Jornalismo, realizado pelo jornal Folha de São Paulo, William debateu o tema A Guerra das Palavras – Os Limites do Politicamente Correto, e foi questionado por uma pessoa na plateia: “Você considera a sua demissão da Globo injusta?”.

O jornalista, no entanto, rompeu o silêncio e surpreendeu na resposta, como informa o jornalista Daniel Castro. “A emissora e eu chegamos a um acordo. Eu tinha um contrato de prestação de serviços e esse contrato, por decisão mútua, foi encerrado dentro de cláusulas mutuamente acordadas. Essa postura está espelhada em um comunicado final, assinado pelos dois lados. Mais do que isso não posso comentar”, revelou.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois, ele foi questionado por um jornalista no auditório se vai assumir o Roda Viva na TV Cultura e se considera o jornalismo brasileiro “chato”. ”Qualquer coisa que se refira a de onde eu saí [TV Globo] precisa do meu advogado por perto”, respondeu, demonstrando humor. “Eu sou obrigado, ao contrário do que gosto de fazer, a ser um pouco mais geral no que vou dizer a vocês por razões legais. Ok? Entenderam?”, indagou, antes de disparar: “[O telejornalismo brasileiro] é horrivelmente chato, maçante, insuportável”.

Esta foi a primeira vez que o apresentador disse publicamente que fez um acordo de silêncio com a Globo. Ele já tinha se recusado a comentar sobre o assunto, mas não tinha deixado tão claro que isso teria consequências “legais”.

+ BBB18: Paula vacila em frente as câmeras e mostra demais ao trocar de roupa

Nos bastidores da Platinada, todo mundo já sabia do acordo. A dúvida é se ele recebeu dinheiro da emissora para isso. Por um lado, especula-se que Waack teria feito um bom acerto financeiro para encerrar seu contrato, precocemente, e não sair dando entrevistas detonando o canal. Afinal, a declaração que custou seu emprego foi dada fora do ar e só veio a público porque arquivos do canal foram furtados.

De outro, há os que acreditam que, com o acordo, Waack na verdade se livrou de pagar uma multa milionária,pois seu contrato supostamente previa essa punição em caso de comprometimento ou prejuízos à imagem da empresa.

Globo
jg
Renata Lo Prete

Autor(a):

Quer falar comigo? Entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.