Tudo sobre o comunicado do Banco Central que, após 30 anos, confirma nova cédula em circulação
O Banco Central se trata de um dos principais órgãos do Brasil e tem como principal finalidade, em suma, garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o Banco Central foi criado por conta da reforma do sistema financeiro, realizada em 31 de dezembro de 1964, pela lei nº 4.595. Como resultado, ele integrou todas as funções da Superintendência de Moeda e Crédito, bem como algumas funções do Banco do Brasil.
Assim, atualmente ele é responsável pela autoridade monetária do Brasil, estando diretamente ligada ao Ministério da Economia, o antigo Ministério da Fazenda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado do Banco Central
Assim, por meio do seu portal oficial, o Banco Central fez um comunicado confirmando uma nova cédula em circulação. Estamos falando da Moeda comemorativa dos 30 anos do Real.
Então, segundo a fonte, o Banco Central (BC) lançou a moeda de 1 real em comemoração ao trigésimo aniversário do Real. Ao todo, podemos contar com 45 milhões de moedas alusivas à data.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Na frente, a efígie da República, já presente no design da moeda de circulação comum de 1 real, é acompanhada de linhas diagonais e do símbolo do padrão monetário. Na borda dourada, constam as legendas “30 Anos do Real”, “1994-2024” e “Brasil””, diz o comunicado.
“No verso, a nova moeda é igual à de circulação comum, com a imagem de uma esfera sobreposta por faixa e a constelação do Cruzeiro do Sul fazendo alusão à Bandeira Nacional. O valor de face “1 real” e a era “2024” completam a composição”, pontua.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● O cartão de crédito vai acabar no Brasil? Comunicado do Banco Central com novo serviço diz a verdade
● Alerta aos que tem R$10 mil na poupança: Serasa crava decreto do Banco Central e o que acontecerá com saldo
● Banco Central ordena e atinge Nubank, Caixa, BB e +: 10 serviços obrigatórios e gratuitos aos correntistas
Dessa forma, é importante falar que a nova moeda é desenvolvida em conjunto pelo Banco Central e pela Casa da Moeda do Brasil. Ao todo, em 2024, entrarão em circulação 137 milhões de moedas de 1 real. Desse montante, 45 milhões serão moedas comemorativas dos 30 anos do Real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Plano Real
A saber, o Plano Real foi um conjunto de reformas econômicas implementadas no Brasil, na década de 1990, com o objetivo de combater a hiperinflação no país. A substituição do cruzeiro real pelo real, moeda que circula até os dias de hoje, fez parte do Plano.
É importante falar que, os benefícios do Plano Real foram diversos. Ele estabilizou a economia, facilitou o acesso ao crédito para os mais vulneráveis, promoveu crescimento econômico regular, aumentou o salário mínimo em termos reais e, o mais importante, reduziu a pobreza absoluta, melhorando as condições de vida da população mais carente no Brasil.
Qual a finalidade do Banco Central?
A seguir, confira quais são alguns dos objetivos do Banco Central:
1) ser o emissor de cédulas e moedas, devendo manter em circulação somente a quantidade de dinheiro necessária ao desenvolvimento do país;
2) ser o “banco dos bancos“;
3) fiscalizar o funcionamento de todas as instituições financeiras do país (sistema financeiro).
Considerações finais
Por fim, concluímos que a expectativa é que entrem em circulação 137 milhões de moedas de R$ 1. Desse total, 45 milhões serão moedas comemorativas dos 30 anos do Real.
A edição especial conta com uma borda dourada com as legendas “30 Anos do Real”, “1994-2024” e “Brasil”.