ATENÇÃO!

ADEUS após 4 anos: Nova lei das placas é aprovada e atinge 74 milhões de motoristas de carros e motos

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nova lei das placas é aprovada e atinge 74 milhões de motoristas - (Foto: Reprodução / Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova legislação crava mudanças significativas que atinge milhares de motoristas. A notícia caiu como bomba no colo dos brasileiros

As leis são essenciais para estabelecer as condutas e comportamento em sociedade, estabelecendo os limites que os cidadãos devem ter, para conviver entre si, e manter a ordem e harmonia. No trânsito não é diferente, visto que existem normas feitas para manter a boa movimentação dos veículos e com muita segurança.

E por falar nisso, uma nova lei foi aprovada atinge em cheio 74 milhões de motoristas de carros e motos. A mudança chega após 4 anos da implementação do modelo Mercosul usado atualmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei das placas (Foto: Reprodução/ Internet)

No decorrer de 2020, a introdução das placas teve início no Brasil. Inicialmente, o plano incluía a apresentação do estado e município de registro do veículo para as categorias particulares e aluguel. As placas do Mercosul deveriam exibir as bandeiras correspondentes, em vez dos nomes escritos.

É importante ressaltar que regiões como o Rio de Janeiro, que implementou as placas precocemente, as distribuíram conforme o previsto. No entanto, a norma foi revogada pouco tempo depois e as novas placas do Mercosul não incluem mais informações sobre a origem dos veículos, nem sobre a unidade federativa ou município.

Todavia, segundo o portal ‘Motor1’, no mês de julho de 2023, o Projeto de Lei 3.214/2023, do senador Esperidião Amin (PP-SC), foi aprovado e prevê a volta da exibição dos dados de origem do veículo nas placas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, em 16 de abril. o Projeto de Lei foi aprovado pela Comissão após 10 meses de tramitação. Agora, o documento deve seguir para votação na Comissão de Contribuição e Justiça (CCJ).

É relevante destacar que o projeto aborda exclusivamente a reintrodução da identificação da origem do veículo, sem entrar em detalhes mais específicos, os quais serão discutidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa”, destaca o senador sobre a mudança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante ressaltar que, no momento, o Brasil conta com uma média de 74 milhões de condutores. Portanto, se algum deles optar por adquirir um veículo quando a leu estiver em vigor, será necessário utilizar a nova placa.

É obrigatório o uso da placa Mercosul?

Atualmente, o uso dela é obrigatório para a conversão dos caracteres alfanuméricos. Desde o dia 31/01/2020, não é mais autorizado qualquer emplacamento do modelo cinza.

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile