Após 50 anos portas são baixadas: A falência de rede de farmácias
O ano de 2023 está bastante complicado para grande parte das empresas que estão no Brasil, e não está diferente com uma rede de farmácia, que está há 50 anos no mercado e é bastante conhecida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Somente nesse ano, quase 200 empresas já entraram com um pedido de recuperação judicial, que é quando a situação está muito crítica e praticamente irreversível, a um passo de ser declarada a falência.
Há quase 5 décadas com suas portas abertas no Brasil, a rede de farmácias Santa Marta também precisou entrar com o pedido de recuperação judicial, pois está passando por uma grave crise financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso já gerou o fechamento de 18 unidades, gerando a demissão de 350 funcionários que atuavam nas regiões de Goiás e Distrito Federal. O ponto positivo é que a instituição afirmou que o direito de todos eles estão garantidos e serão cumpridos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Santa Marta enfrenta dificuldades para reverter os déficits de capital de giro e também problemas para negociar com seus principais fornecedores, por conta disso decidiram entrar com o pedido de recuperação judicial.
Desde 2019, quando o faturamento era de mais de 500 milhões de reais, até o ano passado, a empresa viu seu faturamento despencar, muito por conta da pandemia, já que em 2022 não alcançaram nem os R$160 milhões de faturamento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao contrário da grande maioria das empresas, a rede de farmácias ainda mantém 45 lojas em funcionamento, com 540 funcionários empregados e a expectativa é que nos próximos meses eles possam voltar a crescer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para atingir essa meta, apresentaram um bom plano de recuperação, para quitar os mais de 92 milhões de reais que acumularam em dívidas, com o pedido sendo aprovado pelo juiz Ailton Ferreira dos Santos Junior, da 5ª Vara de Aparecida de Goiânia (GO).