Após ameaça da concorrência, Globo abandona política de contratos por obra e renova com atores
12/11/2018 às 19h44
Entre 2014 e 2015, em meio a uma das piores crises de audiência da sua história, a Globo, a fim de procurar soluções para corte de gastos, decidiu implantar uma nova política, que previa que a maioria dos atores que passassem pelas produções da casa assinassem apenas contratos por obra, mantendo somente as suas principais estrelas. Dessa forma, grandes nomes da teledramaturgia tiveram que deixar o canal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa política da Globo foi benéfica para a concorrência. A Record, por exemplo, ficou de “prontidão” nos últimos anos à espera do fim do vínculo de diversos ex-globais, que acabaram fazendo sua estreia na emissora da Barra Funda. A estratégia, porém, parece já estar com os dias contados.
+ O Sétimo Guardião surpreende e ressuscita personagem de Tieta na Globo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a colunista Patrícia Kogut, a Globo já retomou sua antiga política e voltou a investir no casting de atores. Agora, boa parte do elenco, antes considerado “dispensável”, ganhou vínculo longo e de exclusividade. Enrique Diaz, Mariana Lima, Ícaro Silva, Dan Ferreira, Daniel Oliveira e Jesuíta Barbosa estão entre os nomes que renovaram contrato com a emissora. A mudança também está valendo para os profissionais que atuam por trás das câmeras.
E como se não bastasse a renovação de contrato com o seu casting atual, a Globo também passou a investir em novos talentos. Motivada pela ideia de diversidade e representatividade, a emissora passou a procurar novos atores em festivais de cinema, feiras e teatros de todo o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa mudança de postura pode estar relacionada ao aumento da concorrência e demanda de produções na TV paga e em serviços de streaming, principalmente após o investimento de peso da Netflix, que peitou o monopólio da Globo e recentemente chegou a contratar alguns nomes de peso do canal, como Marco Pigossi, Emanuelle Araújo e Maria Casadevall.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Record, Band e Globo: 3 emissoras de TV aberta são atingidas por fim de sinal vital no Brasil após anos
● Teste do sofá, transa no meio do estúdio e abuso: Fora da Globo, chefão revela 3 escândalos de bastidores
● Sergio Guizé faz exigência corajosa para estar na continuação de Êta Mundo Bom e vinga Fagundes
Autor(a):
Renan Santos
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.