O remake de Carrossel, produzido pelo SBT, foi tido como um verdadeiro sucesso de audiência e repercussão. A trama, exibida originalmente entre os anos de 2012 e 2013, e reprisada outras duas vezes, acabou trazendo uma enorme dor de cabeça para o canal e um grande prejuízo. Acontece que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, condenou a novelinha infanto-juvenil e o motivo veio à tona.
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Os produtores da novelinha teriam violado um dos artigos do Código de Defesa do Consumidor, que classifica como abusiva a publicidade que se aproveita da deficiência de julgamento e experiência das crianças. As conclusões foram feitas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC). Acontece que o SBT, ao longo da exibição de Carrossel, fez a divulgação de produtos e serviços por meio de personagens da novela infantil.
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O DPDC, de acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, identificou que um consumo exagerado fazia parte da rotina dos personagens, o que gerava um estímulo visual nas crianças relativo aos produtos e serviços. Roupas e produtos alimentícios com pouco valor nutritivo foram analisados entre as cenas investigadas. “Eram muitas as cenas em que o programa incentivava a roupa de marca específica”, informou o Departamento.
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A multa aplicada chegam a R$ 3,5 milhões. Apesar de muito alto, o Ministério da Justiça explicou que o valor foi determinado com base na gravidade da situação, além de verificada a condição financeira da empresa. O SBT ainda não se pronunciou sobre o assunto em questão, no entanto que nesta última semana, Silvio Santos recebeu em seu programa Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil. O clima entre eles pareceu muito amigável.