Um dos mais experientes e prestigiados críticos brasileiros de cinema, Rubens Ewald Filho causou polêmica com comentários considerados “machistas” e “transfóbicos” durante a última transmissão do Oscar, feita pela TNT, no início deste ano.
Na ocasião, ao comentar sobre Daniela Vega, primeira atriz transexual convidada a apresentar um musical na premiação, o crítico falou que “essa moça, na verdade, é um rapaz”. Mais tarde, quando Frances McDormand subiu ao palco para receber o prêmio de Melhor Atriz, Rubens a chamou de feia e citou rumores de que ela estaria bêbada em uma premiação anterior. “Acho interessante que essa senhora não é bonita, deu um show de bebedeira no Globo de Ouro e, de repente, o filme é um sucesso”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Mulher do Faustão, Luciana Cardoso muda visual e fica quase irreconhecível
Os comentários do crítico causaram um verdadeiro “rebuliço” nas redes sociais. Muitos internautas reclamaram da postura do veterano e o acusaram de preconceito. A TNT também não gostou nenhum pouco dos comentários, e chegou a repudiar o ocorrido através de uma nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E Rubens acabou mesmo sendo punido pelo canal. Após 34 anos comentado sobre o Oscar na televisão, o veterano perderá espaço. De acordo com a colunista Keila Jimenez, ele não fará parte do time que comandará a próxima transmissão ao vivo da premiação, que ocorrerá em fevereiro de 2019. O canal reduzirá sua participação à breves inserções de comentários pré-gravados e que serão exibidos nos intervalos das entrevistas no tapete vermelho.
Para o lugar do veterano, a TNT convidou Michel Arouca, jornalista e criador do site Série Maníacos, que já participa das transmissões do Emmy no canal. Ele atuará ao lado da apresentadora Bruna Thedy.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE