Após erro grave, produtores tentam consertar estrago em novela da Globo

A novela empacou (Foto: Divulgação/Globo)

A novela empacou (Foto: Divulgação/Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora seja detentora de uma equipe imensa e qualificada de produtores de teledramaturgia (leia-se todos os envolvidos), a Globo sofre vez ou outra com a inteligência limitada de alguns deles sobre determinados aspectos. Desta vez, a vítima é a atual novela da faixa das 21h. O Outro Lado do Paraíso está passando (sim!) por cortes consideráveis por falta de inteligência e planejamento.

Além de explorar com intensidade temas pesados, como racismo e violência doméstica, a novela de Walcyr Carrasco afastou boa parte do público, como comprovam os índices de audiência ladeira abaixo, em virtude de seu ciclo vicioso de repetição em quase todos os núcleos dessa primeira fase. Isto se chama erro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Ligado na TV: Apocalipse tem tudo para ser fracasso, mas pode ser sucesso

Qual a necessidade de uma primeira fase tão grande, com mais de 30 capítulos? Ora, se fosse de fato necessária essa quantidade de capítulos para introduzir a história, a novela não estaria dando voltas com o enredo empacado. Sim, vários núcleos ficaram repetindo a mesma trama, como exemplo a história central em torno da manipulação, bebida e violência envolvendo Sophia-Gael-Clara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Clara (Bianca Bin) em cena de O Outro Lado do Paraíso (Foto: Reprodução/Globo)

Apesar de o autor da novela negar por meio de rede social que houve cortes drásticos no número de capítulos da primeira fase, sabe-se que cortes foram feitos. A prova maior é a agilidade impressionante dada aos últimos capítulos, com a devida (e correta!) antecipação da mudança de fases, prevista para dias depois.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SIGAM A COLUNA NO TWITTER | @LIGADO_NA_TV

Como diria o velho ditado, antes tarde do que nunca. Entretanto, vale salientar que erros assim não deveriam ser tão comuns em tempos atuais. A experiência dos profissionais envolvidos com a produção da novela (do roteiro à direção) deveria ser capaz de identificar erros potenciais antes de levar o produto ao ar. Como toda falha tem consequência, o folhetim afastou o público cativado por A Força do Querer e agora precisa se esforçar mais para reconquistar a audiência.

Críticas e/ou sugestões? Contatos:

danyllo@otvfoco.com.br

@Ligado_na_TV | @JuniorDanyllo | Instagram

As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco

Autor(a):

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: danyllo@otvfoco.com.br)

Sair da versão mobile