A Globo tem tido dificuldades em encontrar patrocinadores – o show do Roberto Carlos foi um fracasso comercial e agora a emissora perdeu os patrocínios das novelas Éramos Seis e Amor de Mãe
Maior emissora da América Latina, a Globo vem sofrendo nos últimos meses resistência em firmar contratos milionários. Embora a emissora tenha faturado vários e vários milhões com os patrocinadores do mega-sucesso A Dona do Pedaço, o canal carioca viu o tão aguardado especial de Roberto Carlos fracassar e apenas duas das quatro cotas foram vendidas. Agora, a empresa não conseguiu renovar contrato com as patrocinadoras das novelas das 18h, “Éramos Seis”, e das 21h, “Amor de Mãe”.
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De acordo com informações do site Observatório da Televisão, a Johnson & Johnson não renovou o contrato com a Globo de patrocínio especial para a novela das 18h, Éramos Seis. Isso, claro, não significa que a marca deixou de anunciar na emissora, muito pelo contrário. No entanto, durante o ano de 2019 a marca era patrocinadora oficial das tramas nesse horário. O valor pago pela patrocinadora era de cerca de R$ 10 milhões.
Ainda segundo o site, quem também perdeu o patrocínio foi a trama das 21h, que era “oferecida” pela Avon. O Observatório aponta também que a Globo tem feito mudanças em sua linha comercial e busca criar formas de propaganda que agredem a emissora e que possam conversar diretamente com os telespectadores. Um bom exemplo disso, como dito acima, foi a novela A Dona do Pedaço que, além dos ótimos índices de audiência, foi um sucesso de merchandising, principalmente com a personagem Vivi Guedes, interpretada por Paolla Oliveira.
Em seus especiais de Natal, a Globo tentou vender quatro cotas publicitárias, no valor de R$ 2 milhões cada, no especial do show de Roberto Carlos. No entanto, segundo o site Notícias da TV, o canal conseguiu vender apenas duas cotas, totalizando uma perda de R$ 4 milhões. Além disso, o especial do ano passado de Roberto Carlos revelou-se um fracasso na audiência, com um número de telespectadores bem abaixo daquele registrado em 2018.
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No tocante às dificuldades em firmar patrocínio, parde das perdas da Globo deve-se à relação da empresa com a gestão de Jair Bolsonaro. No segundo semestre de 2019 uma grande empresa anunciou boicote ao canal porque o dono da marca é simpatizante do governo do presidente de extrema-direita.
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