Após “guerra”, Globo e Esporte Interativo voltam a discutir acordo para transmissão do Brasileirão
30/07/2018 às 19h11
Bancado pelo grupo Turner, o Esporte Interativo deu início em 2016 a uma verdadeira “guerra” para tentar acabar com o monopólio da Globo/SporTV e conquistar os direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de futebol da série A, o Brasileirão, a partir de 2019, na TV paga.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pela legislação atual, os direitos de exibição de uma partida pertencem aos dois clubes que entram em campo. Dessa forma, a disputa consistiria basicamente em fechar com a maioria dos times da elite do futebol nacional, principalmente os de maior torcida. Mas apesar do grande empenho do EI, a Globo ainda levou a melhor na disputa e fechou com a maior parte dos gigantes do futebol brasileiro. No entanto, essa “guerra” também trouxe problemas para a emissora carioca, pois apesar de sair por baixo na disputa, o Esporte Interativo ainda conseguiu fechar com alguns clubes, incluindo três gigantes: Palmeiras, Santos e Internacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse fato gera um impasse para transmissão de jogos entre equipes que fecharam com emissoras distintas. O clássico entre Palmeiras (que assinou com o EI) e Corinthians (que fechou com a Globo), por exemplo, não poderia ser exibido por ninguém.
Com esse entrave, e com a aproximação do Brasileirão 2019, os dois canais já voltam a negociar um acordo para exibição dos jogos. Segundo informações do UOL Esporte, a ideia inicial é que cada canal tenha direito a transmitir na TV paga um jogo por turno, quando um time que assinou com o Esporte Interativo enfrente um time que assinou com a Globo/SporTV, e vice-versa. Por exemplo: no clássico entre Grêmio e Internacional, um jogo de um turno seria exibido pelo SporTV, enquanto que a partida do outro turno seria transmitida pelo Esporte Interativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As conversas ainda estão em fase inicial e o acordo é considerado difícil, pois envolve outras questões burocráticas, mas é visto com bons olhos. Vale dizer que a Globosat começa a procurar anunciantes para sua próxima temporada em setembro, e um acordo antecipado com o Esporte Interativo facilitaria as vendas, pois o grupo já teria uma gama maior de jogos para oferecer.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Ronaldo pisou nos RIVAIS: Craque do Brasileirão é colocado no Cruzeiro e negócio cai como uma bomba
● Saiu hoje e vai fechar o aeroporto: Gigante do futebol brasileiro fará venda de jogador para time de Neymar
● Do São Paulo para o Corinthians: Adeus é definido no Tricolor e negócio com o maior rival acaba de vazar HOJE
Autor(a):
Renan Santos
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.