TRISTE FIM!
Após incêndio devastador, gigante fabricante de veículos declara falência e dá adeus ao país
06/09/2023 às 19h16
Empresa de sucesso no ramo de veículos entra em falência DE REPENTE após seus produtos pegarem fogo em um grande incêndio
Acompanhando a alta no mercado de veículos elétricos pós-pandemia, uma fabricante, empresa holandesa do ramo, chegou a se definir como a startup mais financiada durante e depois da crise sanitária. Entre 2020 e 2021, ela arrecadou US$ 128 milhões, sendo bem recebida nos EUA e Inglaterra. Entretanto, a empresa foi decretada falida em 18 junho de 2023. Isso se deve ao grande número de clientes que compraram veículos elétricos em que as baterias pegaram fogo. Em documento, a empresa comunicou a situação aos consumidores e fornecedores, explicando a situação.
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Bicicletas elétricas ainda não são um grande negócio no Brasil. Regulamentadas no começo do mês de junho, o modal de transporte urbano teve 44 mil unidades produzidas e importadas para o país em 2022 e só recentemente começou a dar sinais de crescimento na demanda.
Mas em economias mais eletrificadas, o setor vai relativamente bem. E, apesar dos carros elétricos estarem na moda, em 2021, as e-bikes superaram em muito as vendas deles nos EUA e quase igualaram os veículos a bateria na Inglaterra.
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Foi com esse cenário positivo que a holandesa VanMoof, de bicicletas elétricas, arrecadou US$ 128 milhões entre 2020 e 2021, à medida que mais pessoas se voltaram para o ciclismo durante e depois da pandemia.
Como ocorreram os incêndios que faliram a empresa?
O problema com as baterias é um desafio no mundo todo e contribuiu para que a VanMoof falisse. Entre os produtos de todas as empresas do setor, 100 pegaram fogo somente em Nova York, e chegaram a causar o óbito de 13 pessoas. Em Londres, foram notificados mais de 200 incêndios e 1 morte em 2022.
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Baterias que pegam fogo não é um problema somente da VanMoof, já que muitas outras fabricantes de veículos elétricos enfrentam a mesma situação. Assim, esse problema está sendo estudado pelas empresas, que buscam entender esse desafio.
Como as baterias são de íon de lítio, então pode acontecer uma fuga térmica. Nesse sentido, elas acabam expelindo uma fumaça tóxica e demandam um grande volume de água para que o processo seja cessado.
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Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu