Os profissionais da emissora carioca foram impedidos de entrarem no estádio para a cobertura da final
Marcada para o próximo sábado (27), a final da Copa Libertadores já gerou uma tremenda polêmica nos bastidores da Globo e até mesmo do SBT, já que o canal de Silvio Santos é dono dos direitos da competição na TV aberta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A última picuinha envolvendo a maior competição do futebol sul-americano aconteceu nesta quarta-feira (24), de acordo com Gabriel Vaquer, colunista do Notícias da TV, os jornalistas da Globo foram proibidos de acompanharem a final no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.
A reportagem do NTV aponta que a medida da Conmebol, entidade que organiza a Libertadores, aconteceu como forma de punição ao Grupo Globo, por exibir, sem autorização, uma entrevista coletiva do técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, no canal SporTV em 28 de setembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A entidade máxima do futebol sul-americano optou pelo veto porque, por contrato, é proibida a exibição de entrevistas coletivas ao vivo de seus torneios por empresas que não são donas dos direitos de transmissão dos jogos em qualquer mídia. Sendo assim, somente o SBT e o grupo Disney (ESPN e Fox Sports) poderiam mostrar as imagens.
A decisão foi tomada na semana passada e nenhum pedido de credenciamento da Globo foi aprovado pela organização da Libertadores, implicando na pior notícia para a emissora carioca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto isso, a emissora carioca busca alternativas como a compra de ingressos do público-geral para ter algum profissional na cobertura do evento que reunirá Flamengo e Palmeiras, dois dos principais times brasileiros da atualidade.
SBT TAMBÉM ESTARIA INSATISFEITO COM A CONMEBOL
Há algumas semanas atrás, de acordo com Flávio Ricco, do Portal R7, a Conmebol havia convidado alguns diretores de emissoras brasileiras para assistirem a final da Libertadores, entre os convidados, figuravam alguns nomes da Globo, o que desagradou o SBT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além da “cortesia”, a atual parceria comercial de Silvio Santos também marcou reuniões paralelas com os representantes dos canais, incluindo a Globo, que já demonstrou interesse em voltar a exibir a Libertadores a partir de 2023.
A política de boa vizinhança soou um tanto quanto estranha para o SBT, já que a emissora tem mais um ano de contrato com a Conmebol.
GLOBO X SILVIO SANTOS
Vale lembrar que nos primeiros meses de 2020, a Globo rompeu seu contrato com a Conmebol de forma unilateral e a partir daí, teve uma intensa disputa judicial com a entidade sul-americana.
A briga foi parar na corte arbitral da Suíça, mas a emissora carioca conseguiu um acordo com a dona da Libertadores e voltou a ter uma boa relação com a confederação, justamente visando uma futura negociação pelo torneio.
No entanto, para voltar a ter os direitos da Libertadores, a Globo terá que superar o SBT e outros canais interessados, o que implica em um grande investimento financeiro. Estima-se que o novo ciclo do torneio gire em torno de R$ 300 milhões.