Samara Felippo não gostou muito de um dos últimos vídeos publicados pela atriz e digital influencer Kéfera, onde ela conta o passo a passo após ter parado de alisar os fios e viu as madeixas ganharem ondas. Para Samara, a youtuber não tocou no assunto racismo, o mais importante para quem tem cabelo cacheado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Daniela Albuquerque bate o pé na RedeTV!, dá nova ordem e faz desejo ser cumprido
Após as críticas da atriz da Record, Kéfera resolveu rebater. “Vi os stories da Samara Felippo falando sobre o que eu não falo no vídeo sobre transição capilar e vi um vídeo das meninas do (canal do YouTube) ‘Papo de Preta’, que também falavam sobre o que eu não falei Eu já falei com as meninas do ‘Papo de Preta’ e chamei elas para gravar um vídeo comigo, porque no vídeo sobre transição eu não falo que a grande base do preconceito com o cabelo cacheado e crespo é o racismo. Por que eu não falo? Eu acho que eu seria muito hipócrita, como branca, tendo os privilégios que a gente sabe que o branco tem, estando dentro do padrão, começar a erguer a bandeira do racismo, que é uma coisa que eu não sofro”, falou.
Kéfera, que em breve fará a sua estreia na dramaturgia da Globo, ainda garantiu ser contra o racismo, mas que prefere não falar sobre o assunto. “Eu não sofro racismo. Obviamente, eu repudio o racismo. Não tinha que existir. Mas é fácil eu como branca falar ‘o racismo não tinha que existir’, entende? O que eu, como branca, puder fazer para ajudar, eu vou fazer. Só que seria muita hipocrisia da minha parte se eu como branca começasse a falar super sobre racismo. Não que não seja um assunto que não tem que ser falado. Isso tem que ser falado principalmente pelas negras. A gente tem que dar apoio a essas mulheres. Eu não posso me apropriar de um discurso que não é meu”, concluiu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE SAMARA FELIPPO DISSE
“O que me incomodou não foi o que a Kéfera falou. Foi o que a Kéfera não falou. A Kéfera fala sobre o que ela passou com o cabelo rebelde e bagunçado na escola, o bullying que ela sofreu. Mas o que ela não fala é o porquê que esse cabelo bagunçado é tão rejeitado. Por que que quando ela começou a postar os vídeos com o cabelo natural dela, ela foi tão criticada? Porque existe no nosso país o racismo estrutural, gravíssimo, fortíssimo. Então o cabelo liso é o cabelo bonito, é o cabelo padrão. Então eu só estou aqui para dizer que ela podia – podia não, ela pode! – ir nisso mais profundamente”, iniciou a atriz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Justiça manda parar gravações na Globo para intimar Márcio Garcia
Samara continuou falando sobre a influenciadora no stories do Instagram.”Para encerrar, a Kéfera não tem cabelo cacheado. A Kéfera tem o cabelo ondulado e fazia progressiva. Eu fazia progressiva! (risos) Olha que loucura! É uma coisa mais absurda que a outra. (…) As mães que levam as meninas para alisar os cabelos estão querendo proteger as filhas, para que não passem pelo que elas passaram, pelo racismo. Quando a Kéfera não fala de racismo, fala só dela, isso sim é grave”, concluiu.
Vale lembrar que Samara também tem um canal no Youtube junto com as filhas para debater sobre o universo das mulheres de cabelo cacheado.