Com a repercussão negativa sobre a reportagem da detenta Suzy no Fantástico, a Globo estaria promovendo caça às bruxas e Drauzio Varella deverá ser afastado
A reportagem especial exibida no Fantástico sobre a vida na prisão de detentas transexuais – especialmente o caso da prisioneira Suzy – se transformou em algo que comoveu o país a uma verdadeira enxurrada de críticas e caça às bruxas nos bastidores da Globo, além de um provável afastamento do médico Drauzio Varella de suas funções na revista eletrônica.
De acordo com informações da colunista do portal R7, Keila Jimenez, a Globo está “promovendo sua caça às bruxas” contra os profissionais envolvidos na polêmica reportagem exibida no Fantástico e, nesse sentido, pelo menos seis pessoas deverão ser demitidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a colunista do portal R7, a direção da Globo está avaliando como “grave” falha do jornalismo do canal o fato do crime hediondo cometido pela transexual Suzy não ter sido destacado e, por isso, seis pessoas devem ser demitidas do programa Fantástico, entre produtores, repórter e editores. Por fim, Drauzio Varella deverá também se afastar da revista eletrônica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Oficialmente, o canal não se manifestou sobre a informação de demissão de funcionários por causa da reportagem sobre as detentas.
De elogios a críticas à Globo
No dia 1 de março, a Globo exibiu uma reportagem especial veiculada no Fantástico sobre a vida de mulheres trans no presídio, e o caso da detenta Suzy chamou a atenção pelo tempo em que a prisioneira está sem receber visitas. Durante bate-papo com o médico Drauzio Varella, ela relatou que não recebe visitas há cerca de 8 anos e, comovido, Varella abraça a prisioneira. A cena comoveu o país e teve enorme repercussão nas redes sociais, sendo repercutida entre famosos e anônimos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não demorou, no entanto, para que o verdadeiro motivo pelo qual Suzy está preso veio à tona e o fato, omitido pela reportagem da Globo, caiu como uma bomba e foi amplamente usado por críticos da emissora, que acusam o canal de ser conivente com o bárbaro crime da detenta. Suzy foi condenada a 36 anos e oito meses de reclusão em regime fechado por estupro, homícidio e ocultação de cadáver de uma criança de nove anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Drauzio Varella pede desculpas
Após a repercussão negativa do caso por causa da revelação dos crimes cometidos por Suzy, Drauzio Varella veio a público pedir desculpas, e ganhou apoio da Globo. “Para quem acha que errei, desculpa, mas esse é meu jeito”, disse o médico sobre ter se comovido com a solidão da trans. Ainda, ele pede desculpas especialmente à família da vítima “que foi involuntariamente envolvida no caso”.
Na terça-feira, 10, William Bonner leu ao vivo no Jornal Nacional nota da emissora sobre o caso: “Pelos mesmos motivos do Dr. Drauzio Varella, também o Fantástico e a Globo pedem desculpas à família da vítima e a todos os telespectadores. A trans Suzy não foi presa por roubo nem furto. Ela cumpre pena de prisão por estupro e assassinato de um menino”, disse.