O jornalista divulgou um comunicado para refletir sobre as métricas de audiência em diferentes plataformas
Depois de deixar a Globo de forma inesperada, Tiago Leifert voltou suas atenções para outro projeto pessoal: Uma NewsLetter, onde o jornalista expõe o seu ponto de vista sobre diferentes assuntos e no último sábado, o ex-apresentador do BBB falou sobre um escândalo envolvendo a aferição de audiência.
Através das redes sociais, Leifert passou a defender publicamente que a forma de medir audiências, seja na televisão ou nas redes sociais, está em crise.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cobrando uma maneira mais transparente e uniforme da apuração dos resultados, o jornalista falou sobre o seu conhecimento em estática e apresentou alguns argumentos para provar o seu ponto de vista.
“Sou a favor de padronizar as regras de medição e as nomenclaturas. E tem que ser igual para todo mundo, senão fica muito difícil saber a verdade. Cada app ou site mede audiência do jeito que quer. Eu sonho com um mundo onde as crianças aprendem estatística desde cedo“, defendeu o famoso.
“Tive a sorte de ter aula de estatística na faculdade, e me transformou. Eu já era meio cético… depois de estatística, comecei a duvidar de quase tudo. E olha só: eu não uso Dom Casmurro para nada, mas estatística eu uso todo dia. A boa e velha TV, tadinha, na vida real, não pode medir do jeito que quer e ainda depende do Ibope, um instituto que passa por inspeções anuais e consultoria e compliance e o diabo a quatro. Do outro lado, você tem as empresas da moda medindo do jeito que querem e com as regras que elas mesmas determinam“, ironizou o jornalista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao final do texto, Tiago Leifert também expôs sua revolta com a falta de transparência na aferição dos dados de audiência nas plataformas digitais:
“A internet funciona exatamente assim. O YouTube é especialmente vago sobre como ele conta 1 view. Ninguém sabe ao certo! No Instagram, “impressões” é a quantidade de gente que simplesmente foi EXPOSTA ao seu conteúdo, tipo, passou pela timeline dela aquele post enquanto ela rolava o feed, e vale contar a mesma pessoa mais de uma vez. Mas a pessoa viu o post e leu? Não importa. Ela estava na mesma dimensão espiritual do post“, detonou o apresentador.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PERÍODO SABÁTICO E SAÍDA ANTECIPADA DA GLOBO
Pegando todos de surpresa, Tiago Leifert anunciou em setembro que não renovaria seu contrato com a Globo e que a décima temporada do The Voice Brasil seria o seu último trabalho na Vênus Platinada.
Segundo o apresentador, ele aproveitará o tempo fora da TV para aproveitar as conquistas que teve nos últimos anos e tirar um período sabático.
Apesar do planejamento inicial, Leifert deixou a emissora carioca de forma antecipada, ainda no meio da atual temporada do The Voice, sendo substituído às pressas por André Marques.
O jornalista explicou que se afastou do programa por motivos familiares e desde então tem dedicado seu tempo a projetos pessoais, como sua própria newsletter.