Uma lei que está em vigor já nesta terça-feira (06) garante aposentadoria com apenas 15 anos de trabalho no INSS. Fique por dentro de todos os detalhes
Milhares de trabalhadores brasileiros, que contribuem com o INSS, estão em festa nesta terça-feira (06). Isso porque não precisam atingir os 65 anos de idade para se aposentar, e para isso precisam ter contribuído por 15 anos com o programa do governo.
Todos estão acostumados com o constante aumento sobre a idade mínima para se aposentar. Porém, há casos específicos em que permite esse momento mais cedo do que o esperado, o que deixa todos os agraciados em festa com essa possibilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentro do programa é uma grande variedade de benefícios, um deles é a aposentadoria especial, que concentra uma parcela dos trabalhadores. Pessoas com 55 anos de idade, dependendo do emprego, já podem solicitar o benefício hoje mesmo.
De acordo com o portal ‘FDR’, a aposentadoria especial se aplica para as pessoas que exercem atividades que tenham risco à saúde. Dentro elas estão a alta voltagem, exploração mineral, locais subterrâneos, agentes nocivos, dentre outros.
Ainda segundo o site, para se aposentar aos 55 anos, além de estar dentro das regras de aposentadoria especial, também é preciso ter entrado no mercado de trabalho depois da reforma da previdência de 2019.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, os trabalhadores com 55, 58 e 60 anos de idade podem se aposentar, a variação da idade é de acordo com o grau de exposição no serviço. Além disso, também precisa ter ao menos 15, 20 ou 25 anos de contribuição, respectivamente.
Assim, para solicitá-la, precisa de documentos como o RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS. Em seguida, entre em contato com o programa, de maneira presencial ou através do aplicativo Meu INSS.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira as tarefas que dão direito a aposentadoria especial
São algumas tarefas que dão direito a aposentadoria especial, veja abaixo, de modo geral, quais se encaixam nesse benefício, para se aposentar com apenas 55 anos de idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Tarefas envolvendo a presença de substâncias perigosas especificadas nas normas do Governo;
- Exploração mineral em locais subterrâneos;
- Ocupações que impliquem contato com asbestos ou fibras de amianto;
- Processamento de metais, mediante a confirmação da exposição a substâncias prejudiciais;
- Tarefas expostas ao sistema elétrico de alta voltagem, provenientes de fontes como geradores e redes de transmissão;
- Serviços de vigilância, independentemente da necessidade de portar armamento.
Quando começa o pagamento do INSS em julho?
O INSS tem o pagamento sempre mais para o final do mês e segue de acordo com o final do NIS de cada segurado. Neste mês de julho ele terá início a partir do dia 25, para quem ganha um salário mínimo e tem o final do NIS 1.