Siga os 3 passos da nova tabela e garanta 100% da aposentadoria no INSS
INSS libera 3 passos que garantem 100% do benefício do órgão, incluindo idade mínima e nova tabela de aposentadoria por contribuição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, se você pretende se aposentar por tempo de contribuição, é necessário estar atento, especialmente para aqueles que começaram a contribuir antes da reforma previdenciária.
Isso porque, se você começou a contribuir antes da reforma de 2019, é preciso usas as regras de transição para encontrar o melhor benefício para o seu caso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A regra de transição usando o pedagio de 50%, por exemplo, é uma das formas de garantir 100% do benefício, mas é necessário cumprir 3 requisitos muito importantes.
Desse modo, o aposentado precisa cumprir 35 anos de contribuição se for homem e 30 anos de for mulher, além de um adicional de 50% do tempo que faltava para completar os anos de contribuição na data da reforma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, a regra de transição do pedágio de 50% só pode ser usada se você estava a menos de 2 anos de se aposentar na data da reforma (13/11/2019).
Com isso, o valor da aposentadoria segue a mesma regra da aposentadoria por tempo de contribuição antes da reforma. Entretanto, não há o descarte dos 20% menores salários de contribuição.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o valor da aposentadoria é equivalente à média de todos os salários de contribuição a partir de julho de 1994, multiplicada pelo fato previdenciário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, para receber 100% da média, o seu fator previdenciário deve ser igual ou superior a 1.
Somente segurados com idade e/ou tempo de contribuição mais elevados têm fator previdenciário igual ou superior a 1.
Sendo assim, se você poderá receber um benefício com valor equivalente à sua média salarial.
Além disso, se a sua média salarial for equivalente ao teto do INSS, também poderá receber uma aposentadoria com valor máximo.
Qual é o valor limite mínimo e máximo da aposentadoria?
Em 2024, o valor mínimo pago pelo INSS é de R$ 1.412,00, já o máximo é de R$ 7.786,02. Vale frisar que esses valores são atualizados a cada ano. A renda mais baixa corresponde ao salário mínimo definido pelo governo federal e o máximo é chamado de teto.