Confira todos os detalhes de como conseguir a aposentadoria especial do INSS aos 50 anos
Com a promulgação das novas regras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2024, um tópico de destaque é a possibilidade de concessão da aposentadoria especial para aqueles que alcançam a casa dos 50 anos. Essa medida representa uma significativa mudança nas políticas previdenciárias, oferecendo aos trabalhadores a oportunidade de se aposentarem mais cedo, desde que cumpridos três passos determinados pelo órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa flexibilização visa atender às demandas de uma força de trabalho em constante evolução e reconhecer os desafios enfrentados por profissionais que exercem atividades laborais com condições especiais.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concede uma aposentadoria especial para trabalhadores com mais de 50 anos que prestaram serviços que ofereciam riscos à saúde ou à integridade física. Esse benefício é diferente dos demais, pois atende a um grupo específico de cidadãos. As regras de elegibilidade são bastante rígidas e é preciso ficar atento a todos os detalhes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar das mudanças nos critérios de elegibilidade após a Reforma da Previdência, é importante que esses trabalhadores estejam bem informados sobre as regras de concessão da aposentadoria especial do INSS. Além disso, é necessário cumprir uma série de exigências, como tempo mínimo de contribuição e idade mínima, que variam de acordo com a atividade exercida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os profissionais da área de saúde, eletricistas, mineradores e mecânicos são alguns dos trabalhadores que podem ser beneficiados. O cálculo é diferenciado, levando em consideração o tempo de exposição aos agentes nocivos, o que pode resultar em um valor de aposentadoria maior do que nas outras categorias.
Os 3 passos
De acordo com o portal Abla D Advogados, essa modalidade de aposentadoria é um direito resguardado aos trabalhadores que desempenham atividades consideradas prejudiciais à saúde, bem como insalubres e até mesmo perigosas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como é o caso de alguns motoristas, caso eles consigam comprovar essa informação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso você se enquadre nesta condição, verifique se você atende aos critérios estabelecidos pela própria regra antes de solicitar a aposentadoria:
- 15 anos exercendo atividades especiais + 66 pontos para atividades consideradas de alto risco;
- 20 anos exercendo atividades especiais + 76 pontos para atividades consideradas de alto risco;
- 25 anos exercendo atividades especiais + 76 pontos para atividades consideradas de alto risco.
Como dar entrada na aposentadoria especial do INSS?
Nos dias de hoje, as facilidades tecnológicas estão cada vez mais presentes em nossas vidas, inclusive nos atendimentos previdenciários. Com o uso da plataforma Meu INSS, o segurado tem a chance de solicitar a Aposentadoria Especial de forma remota. Seja pelo site ou pelo aplicativo, dessa forma:
- Entre no site do Meu INSS;
- Faça seu login e selecione no canto esquerdo “Agendamentos/Requerimentos”;
- Clique em “Novo requerimento” e selecione o benefício “Aposentadoria por Tempo de Contribuição” (esta opção serve tanto para a aposentadoria comum tanto para Aposentadoria Especial);
- Preencha seus dados;
- Selecione uma agência do INSS e um horário de atendimento;
- Anexar documentos para justificar o seu pedido.