3 simples passos para saudar a gloriosa aposentadoria
Há quem tenha o direito da aposentadoria antecipada do INSS e não tenha conhecimento, por isso existem três passos para garantir o descanso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É de suma importância que o solicitante entenda todas as possibilidades para que possa garantir a aposentadoria no tempo certo determinante.
Então para conseguir conquistar a aposentadoria e curtir momentos livre, confira como antecipar o benefício e quais ferramentas são necessárias para complementar a renda na aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO ANTECIPAR A APOSENTADORIA DO INSS?
O portal exame selecionou três passos para garantir a aposentadoria do INSS, mas cabe lembrar que existe um tempo mínimo de contribuição, que permite aposentar antes dos 62 anos para mulheres e antes dos 65 anos para homens.
Nesse caso da antecipação, existem três passos para ter direito à aposentadoria de forma antecipada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira forma é a da tabela 86/96, que consiste na soma entre tempo de contribuição e idade do beneficiário. Mulheres precisam de no mínimo 30 anos de contribuição e 56 anos de idade e homens de 35 anos de contribuição e 61 anos.
O segunda passo para antecipar é semelhante a dos 86/96, porém nela é utilizado o fator previdenciário, que não é opcional no modelo anterior.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, existe a aposentadoria proporcional, que só está disponível aqueles que aderiram até o dia 16/12/1998.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem estava abarcado pelas leis previdenciárias da época poderia se aposentar com 20 anos de contribuição, porém isso foi alterado.
Nos dias de hoje, para ser possível se aposentar com base no dispositivo proporcional, o cálculo leva em consideração 40% do tempo que falta para constituir.
Dessa maneira, no caso de um homem com 20 anos de contribuição, faltam 10 anos para atingir a nova regra, porém ele terá que contribuir por 34 anos, por conta da regra dos 40%.
Para poder dar entrada na aposentadoria, independente da modalidade em que se enquadrar, é necessário recorrer ao INSS.