Todos os brasileiros precisam se atentar as novas regras impostas com mudanças no INSS, que atingem a aposentadoria. Ao longo do ano é comum que se façam alterações no programa
O INSS costuma passar por diversas mudanças ao longo dos anos e uma nova lei de Lula está gerando uma euforia aos aposentados. Isso porque garante uma aposentadoria antecipada aos trabalhadores e com uma nova idade para descansar e garantir o benefício.
O Instituto Nacional do Seguro Social conta com mais de 39 milhões de beneficiários que precisam desse auxílio para seguirem suas vidas. Assim, sempre quando há alguma alteração, emitem um alerta para não pegar ninguém de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Monitor do Mercado’, o INSS está passando por algumas mudanças neste ano de 2024. Uma das principais é a flexibilização da aposentadoria por tempo de contribuição. Assim, permite que os contribuintes acionem o benefício sem precisar contar com uma idade mínima.
Ainda segundo o site, com essas mudanças, as mulheres poderão se aposentar ao atingirem 30 anos de contribuição e os homens com 35 anos. Assim, não teriam o empecilho de atingirem uma idade mínima, podendo antecipar a sua aposentadoria.
Vale destacar que essa modalidade se enquadra apenas a aposentadoria por tempo de contribuição. Ainda há aquela em que se soma o tempo de contribuição, com a idade, portanto fique atento sempre em todas as novidades que atingem os benefícios dentro do programa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o site ‘Monitor do Mercado’, a soma dos fatores também passou por uma alteração, com a inclusão da fórmula 86/96. Isso porque ela visa um equilíbrio mais justo entre o tempo de trabalho e a idade, com as mulheres precisando totalizar 86 pontos e os homens 96 pontos.
Aposentadoria antes dos 65 anos de idade
Há uma maneira em que os contribuintes conseguem se aposentar antes do 65 anos de idade e sem ter completados todos os anos de contribuição do INSS. No caso é quando solicitam a aposentadoria por invalidez, em casos de doenças ou acidentes em que deixam as pessoas incapazes de realizarem as atividades.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas para isso precisa ter contribuído por no mínimo 12 meses antes do início da incapacidade, manter a condição de segurado do INSS e comprovar a sua incapacidade através de uma perícia médica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando começa o pagamento do INSS em julho?
O INSS tem o pagamento sempre mais para o final do mês e segue de acordo com o final do NIS de cada segurado. Neste mês de julho ele terá início a partir do dia 25, para quem ganha um salário mínimo e tem o final do NIS 1.