Excelente notícia confirmada aos trabalhadores com benefício chegando em apenas 2 passos simples e na casa dos 50 anos de idade; confira
A aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), chega a ser um sonho para milhões de brasileiros. Afinal, depois de anos de trabalho, garantir a terceira idade com uma renda fixa todos os meses é crucial para uma estabilidade financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, um benefício na casa dos 50 anos, sem dúvida alguma, seria crucial. Mas, o que muitos não sabem é que, é possível garantir o montante em apenas 2 passos simples nesta sexta-feira (01) de novembro. O time de especialistas em INSS do TV FOCO, a partir de uma matéria do FDR, traz maiores detalhes sobre a excelente notícia.
Aposentadoria na casa dos 50 anos
Em suma, estamos se referindo a aposentadoria especial, um dos benefícios previdenciários ofertados pelo INSS e voltado para profissionais que atuam em atividades que oferecem risco à saúde ou à integridade física.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, esse tipo de aposentadoria possibilita que o trabalhador tenha direito ao benefício antes dos 50 anos. Mas, para isso, é necessário cumprir os requisitos exigidos.
Em síntese, a legislação prevê que, em função das condições de trabalho perigoso ou insalubre, o tempo de contribuição necessário para esses trabalhadores seja menor. Assim, é garantido que o benefício seja concedida de forma antecipada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem pode se aposentar na casa dos 50 anos?
Vale dizer que, uma lista de atividades garante o montante de forma antecipada. A seguir, confira quais são eles:
- Trabalhadores da indústria: metalúrgicos, mineradores, trabalhadores da construção civil e aqueles expostos a amianto são alguns exemplos;
- Profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório e outros que trabalham em contato com agentes patogênicos;
- Servidores públicos: aqueles que exercem atividades em condições insalubres, como bombeiros, policiais e agentes penitenciários.
Benefícios garantidos
Com a aposentadoria especial, além de uma redução na idade, o beneficiário pode celebrar outras benevolências. Dentre elas, podemos destacar que, o valor da aposentadoria especial é calculado tendo como base toda a vida contributiva do trabalhador, garantindo um benefício mais justo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro ponto importante é que, a lista de atividades que dão direito à aposentadoria especial será ampliada, incluindo novas profissões que envolvem exposição a riscos. Além disso, a nova lei reconhece o desgaste físico e mental nos trabalhos em condições insalubres e perigosas.
Aposentadoria especial em 2 passos
Em síntese, aos que desejam solicitar o benefício especial do INSS, precisam seguir um processo simples e que possui apenas 2 passos:
- Reunir os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, entre outros documentos específicos, dependendo do tipo de aposentadoria;
- Entrar em contato com o INSS por meio do site ou aplicativo ‘Meu INSS‘ para realizar a solicitação de aposentadoria.
Considerações finais
- A aposentadoria especial é garantida antecipadamente, na casa dos 50, aos trabalhadores em atividades de risco ou insalubridade;
- Assim, o cálculo do benefício considera toda a vida contributiva do trabalhador;
- Em suma, o processo de solicitação ocorre em 2 Passos: reunir os documentos necessários e realizar a solicitação de aposentadoria no site ou aplicativo “Meu INSS”;
- Com a aposentadoria especial, o trabalhador pode garantir uma renda fixa antes da idade regular de aposentadoria.
Veja mais detalhes sobre a aposentadoria especial CLICANDO AQUI.
Qual a idade mínima para se aposentar?
A idade mínima para se aposentar no Brasil, neste ano de 2024, é de 58 anos e 6 meses para mulheres e 63 anos e 6 meses para homens. No entanto, existem outras formas de aposentadoria, como a transição simples por idade e a idade progressiva: